Barriguda
substantivo masculino Espécie de martelo terminado por uma parte em gume e a outra em forma esférica ou quadrangular. [Figurado] Instrumento de demolição.
Ela chega a medir até 20 metros de altura, tem o tronco cinzento-esverdeado com estrias. O tronco das paineiras tem boa capacidade de sintetizar clorofila, isto auxilia o crescimento mesmo quando a árvore está despida de folhas. As folhas caem na época da floração.
A paineira é uma árvore tropical, mas tolera o frio, desde que não seja muito intenso. Deve ser cultivada em solos férteis irrigados a intervalos regulares, sempre sob sol pleno. Multiplica-se facilmente por sementes, que germinam e se desenvolvem rapidamente.
A paineira conhecida popularmente como “barriguda” é uma árvore da família Malvaceae, a mesma do algodão. A paineira dependendo do ambiente em que está pode acumular água no interior de seu tronco ficando com o caule bastante inchado, daí o nome “barriguda”. ...
Sua cor é de um cinzentoesverdeado com estrias fotossintéticas e fortes acúleos rombudos e afiados. 13. Raiz A raiz da paineira é agressiva suas ramificações saem por cima da terra, quando perto de murros e calçadas causam estragos.
carambola no 84º dia do teste de germinação é mostrada na Figura 4B. A emergência ocorreu de 25 a 60 dias (com média de 40 dias) depois da semeadura; a raiz primária é cilíndrica, de coloração branca, com crescimento linear.
15 metros
Ele tem a raiz chamada de pião, que desenvolve verticalmente para baixo. Pode verificar tal informação.
Suas raízes são profundas e não possuem muita exigência de nutrientes, mas preferem solos úmidos com drenagem lenta, profundos e não muito ondulados. A casca do ipê rosa é considerada um remédio poderoso, principalmente como cicatrizante e contra inflamações, tumores, alergias e sarna.
12 a 20 metros
No Brasil, o ipê-bicolor-damasco é extremamente raro. O produtor Edilson Giacon, da Ciprest Mudas de Plantas (www.ciprest.com.br), que vive em busca de plantas que fogem do comum, até hoje só viu um único exemplar, que deve ter cerca de 20 anos – mede 12 m de altura e 8 m de diâmetro.
Com 20 centímetros de altura, ela está pronta para ser cultivada no local definitivo e custa cerca de um real. No entanto, para paisagismo há exemplares mais altos e com desenvolvimento mais vigoroso, que podem chegar a 20 reais cada.
1 – Irrigação. A quantidade de água fornecida à planta também ajuda a estimular ou atrasar a floração, isso varia de acordo com a espécie. No caso dos ipês, que florescem em época de seca, a dica é diminuir a quantidade de água, para ajudar simular uma “situação de seca”, nos meses anteriores à floração.
Para garantir o crescimento da muda, é recomendável que se faça uma adubação na cova antes do plantio, utilizando-se 150 gramas de calcário, 200 gramas de superfosfato simples e adubo orgânico (esterco) bem curtido.