crossorigin="anonymous">
O doente é deitado numa marquesa e é inserido suavemente um tubo flexível (sonda de esvaziamento) na sua bexiga para medir o volume de urina que ficou na bexiga e avalia-se, através de uma tira-teste, se existem indícios de infeção urinária.
As sondas são introduzidas no organismo com um gel anestésico, tornando o exame indolor. Por uma das sondas uretrais introduz-se líquido na vesícula e mede-se a pressão no interior da bexiga. Depois de completado o enchimento vesical, o paciente deve voltar à cadeira de fluxometria e, novamente, esvaziar a bexiga.
A Urodinâmica Completa é um tipo de exame médico que serve para diagnóstico e para complementar o exame físico do paciente e demais avaliações. Este exame permite um amplo estudo da bexiga e de suas funções, em relação ao armazenamento e eliminação de urina, tanto em pacientes do sexo feminino como no sexo masculino.
A uretrocistografia é feita com o paciente deitado de barriga para cima sobre a maca. Ela se inicia com a limpeza da região genital realizada com uma solução antisséptica. Em seguida, utiliza-se um anestésico tópico na entrada da uretra para fazer a introdução da sonda com menos desconforto.
A uretrocistografia miccional avalia o tamanho e a forma da bexiga e da uretra, que é o canal por onde sai a urina. Esse procedimento é indicado principalmente para pesquisar se uma criança tem refluxo vesicoureteral — condição em que a urina da bexiga volta para cima, em sentido inverso, muitas vezes até os rins.
Avenida República do Líbano, 990,Ibirapuera,São Paulo - SP,
Uretrocistografia Miccional | CDA - Centro de Diagnóstico Avançado.
2 – É correto afirmar sobre o preparo de exame contrastado do esôfago, estômago e duodeno, exceto que: a) É necessário jejum de 08 horas antes do início do exame.
Colonoscopia A colonoscopia é um exame diagnóstico muito eficaz para identificar alterações intestinais, já que é capaz de visualizar todo o intestino grosso e, no caso de ser observada alterações, é ainda possível durante o exame remover lesões suspeitas ou retirar amostra para que seja feita biópsia.
Sinais e sintomas
Quando e quem deve fazer a colonoscopia Pessoas com suspeita de doenças no intestino grosso ou no reto, como úlceras, colite, câncer colorretal, pólipos intestinais, doença de Crohn, retite ou síndrome do intestino irritável.