A função afim, também chamada de função do 1º grau, é uma função f : ℝ→ℝ, definida como f(x) = ax + b, sendo a e b números reais. As funções f(x) = x + 5, g(x) = 3√3x - 8 e h(x) = 1/2 x são exemplos de funções afim.
O gráfico dessa função é uma reta. O coeficiente linear b é, geometricamente falando, o ponto que intersecta o eixo das ordenadas (eixo y). Já o coeficiente angular a é a taxa de variação que essa reta tem em relação ao eixo das abcissas (eixo x).
Gostou do nosso artigo sobre Função Afim? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!
Para facilitar os cálculos podemos, por exemplo, escolher os pontos (0,y) e (x,0). Nestes pontos, a reta da função corta o eixo Ox e Oy respectivamente.
Detalhe importante! Em uma função afim, se a for maior que 0, dizemos que a função é crescente; caso a seja menor que 0, a função é chamada de decrescente; caso a seja igual a 0, a função é chamada de constante, como veremos a seguir.
Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.
Para construir o gráfico desta função, vamos atribuir valores arbitrários para x, substituir na equação e calcular o valor correspondente para a f (x).
Se o coeficiente angular for positivo, ou seja, a é maior que zero, a função será crescente. Ao contrário, se a for negativo, a função será decrescente.
A Função Afim é o tipo mais básico de função, aprendemos ela primeiro para depois continuarmos com as outras (2° grau, exponencial, etc.).
Como o gráfico de uma função afim é uma reta, o coeficiente a de x é também chamado de coeficiente angular. Esse valor representa a inclinação da reta em relação ao eixo Ox.
Assim como muitas outras, a função afim também possui um gráfico específico. Dessa forma, vamos entender um pouco mais sobre esse gráfico e observar como ele é representado.
Por fim, é importante lembrar que a função afim, assim como as outras, é muito importante para os estudos de matemática, pois é possível descrever várias situações utilizando-a. Além disso, há aplicações também na física, como no movimento retilíneo e uniforme.
A função linear ocorre quando o coeficiente linear é igual a zero. Dessa forma, os elementos y e x são grandezas diretamente proporcionais entre si.
Função afim ou função polinomial do 1° grau é toda função que estabelece uma relação entre a variável dependente y e a variável independente x. Em outras palavras, essa relação tem uma parte fixa e outra variável, que depende do valor da variável independente. A seguir, confira definição, gráfico e fórmula, além de exemplos e exercícios resolvidos sobre o assunto.
O gráfico de uma função polinomial do 1º grau é uma reta oblíqua aos eixos Ox e Oy. Desta forma, para construirmos seu gráfico basta encontrarmos pontos que satisfaçam a função.
Quando uma função afim apresentar o coeficiente angular igual a zero (a = 0) a função será chamada de constante. Neste caso, o seu gráfico será uma reta paralela ao eixo Ox.
Em uma determinada cidade, a tarifa cobrada pelos taxistas corresponde a uma parcela fixa chamada de bandeirada e uma parcela referente aos quilômetros rodados. Sabendo que uma pessoa pretende fazer uma viagem de 7 km em que o preço da bandeirada é igual a R$ 4,50 e o custo por quilômetro rodado é igual a R$ 2,75, determine:
Ao passo que, quando b = 0 e a = 1 a função é chamada de função identidade. O gráfico da função f (x) = x (função identidade) é uma reta que passa pela origem (0,0).
Para consultar seu RG por meio do seu CPF, basta entrar no site Meu INSS, clicando aqui. Neste site estarão muitos dos seus dados, e para acessá-lo é só fazer o login. Caso não tenha o login, pode fazer seu registro na mesma hora. Clique no ícone de uma pessoa no lado esquerdo, na parte superior da página.
Para conseguir essa informação, você vai precisar acessar o site Meu INSS, da Previdência Social. Lá estão muitos dos seus dados cadastrados e é o jeito mais simples de ter o número do seu RG de forma rápida. Para acessar seu cadastro ou cadastrar-se basta ter os números do CPF.
A solicitação do RG para criança deve ser realizada normalmente nos postos de atendimento do Instituto de Identificação, que inclui o Já e Casa de Direitos e não requer agendamento. O procedimento ocorre normalmente como no RG para adulto, pegando uma ficha no ponto de atendimento escolhido.
Para tirar o RG de um bebê é muito simples. Os pais ou o responsável precisam levar o RG ou carteira de habilitação e a certidão de nascimento da criança. Os documentos precisam ser originais, também é preciso levar uma cópia. Para agendar, pode ser pelo celular com o app 'SP Serviços'.
Forma de solicitar: Através de prévio agendamento no site: http://afweb.saocaetanodosul.sp.gov.br/login/LoginMunicipe.aspx. Apresentar-se com 10 (dez) minutos de antecedência ou no máximo 15 (quinze) de atraso na data e hora agendada com o protocolo de agendamento e os devidos documentos para o atendimento.
Para atendimento de RG, é preciso comparecer à unidade selecionada no dia e horário agendados portando a Certidão de Nascimento ou Casamento, original e cópia simples, ou mesmo com o RG anterior, caso tenha sido emitido no Estado de São Paulo.
Quais os documentos necessários para requerer a primeira via da carteira de identidade? Certidão de nascimento original e cópia (não é necessário autenticar). Tanto o original quanto a cópia devem estar legíveis e em bom estado de conservação; Certidão de casamento original e cópia (não é necessário autenticar).
6 anos de idade
Documentos para tirar RG
Pela mudança aprovada, a carteira de identidade emitida antes dos 18 anos deverá ser revalidada em no máximo 10 anos e aquelas emitidas após os 18 deverão ser revalidadas pelo menos a cada 20 anos. Atualmente, não há prazo de validade para esses documentos.