1- Financeiro Esse tipo é o resultado da comparação entre os ativos e os passivos financeiros. Dessa forma, ao subtrair os ativos pelos passivos, o resultado tem que ser positivo, ou seja, quando há mais ativos do que passivos, temos um superávit financeiro.
O superávit significa que as exportações de um país foram em maior valor que as importações.
Política Fiscal Governos obtêm receita por meio da arrecadação de tributos e realizam despesas que tomam os mais variados destinos. Quando a receita total do governo é maior do que a despesa, dizemos que ele obteve superávit. Se, por outro lado, a despesa do governo for superior a sua receita, ele incorre em déficit.
acontece quando exportamos mais do que importamos, gerando saldo a nosso favor. ... O saldo a nosso favor, ou seja o superávit, é de US 20 milhões. Balança comercial, como você já percebeu, é o resultado das transações comerciais entre dois ou mais países.
A Balança Comercial, nada mais é, do que a união das contas importação e exportação do país sendo um importante indicador econômico que representa muito sobre a situação da região analisada, esse indicador é tão importante quanto o PIB.
O déficit público pode ser financiado através de empréstimos externos ou de empréstimos internos. O empréstimo externo é realizado através do lançamento de títulos públicos comprados pelo setor privado da economia.
A dívida elevada pode prejudicar a capacidade das autoridades para aumentar gastos ou reduzir impostos para compensar o fraco crescimento econômico, uma vez que os credores podem estar menos dispostos a financiar déficits orçamentários maiores.
Quando o governo tem um gasto maior do que a arrecadação de impostos dizemos que houve um déficit público. Para calcular qual o valor do déficit público é feita uma relação entre a dívida do governo, o valor dos ativos e aplicadas correções monetárias.
3.
O grupo “Governo” inclui fundos e recursos administrados pela União, como FAT, FGTS, fundos extra mercado, fundo soberano e fundos garantidores.
De acordo com o Tesouro Nacional, a forma mais comum do governo financiar sua dívida é por meio da emissão de títulos públicos: instrumentos financeiros de renda fixa vendidos a instituições e pessoas físicas, que recebem em troca o valor do título acrescido de juros.
O governo toma dinheiro emprestado para financiar parte dos seus gastos que não são cobertos com a arrecadação de impostos, ou para a gestão financeira, por exemplo, controle do nível de atividade econômica, captação de recursos externos, controle do crédito e do consumo das famílias, etc.
Para poder fazer isso, o governo precisa arrecadar dinheiro e faz isso de diversas maneiras. Essa arrecadação vem de impostos, de aluguéis e venda de bens, prestação de alguns serviços, venda de títulos do Tesouro Nacional, recebimento de indenizações.