crossorigin="anonymous">
De todo modo, a incisão com gancho é feita de modo semelhante à técnica convencional. Assim, em cadelas, inicia-se cerca de um centímetro caudal a cicatriz umbilical, enquanto em gatas deve ser realizada no ponto central entre o umbigo e púbis a fim de facilitar o acesso ao corpo uterino.
A ovariossalpingo-histerectomia (OSH) é um procedimento cirúrgico frequentemente empregado na medicina veterinária, a qual consiste na realização de laparotomia com ablação dos ovários, trompas e útero.
A ovariohisterectomia (OH) eletiva é a cirurgia mais amplamente realizada na Medicina Veterinária de pequenos animais (BECK et al., 2004), sendo indicada no controle populacional, para o tratamento de endometrites supurativas, nos manejos de prolapsos uterinos, nos tratamentos da hiperplasia endometrial cística e da ...
De uma forma geral, a esterilização de fêmeas consiste na retirada dos ovários e do útero. Para isso, é feita uma incisão, na maioria das vezes, próxima ao umbigo. Já na castração de machos são retirados os testículos. Em ambos os casos há uma incisão e pontos, que precisam de cuidados pós-operatórios.
É uma cirurgia simples, feita com anestesia geral, que dura em média uma hora. O animal não precisa ficar internado e leva em torno de uma semana para se recuperar totalmente. O maior cuidado do pós-operatório é evitar que bichinho remova os pontos pois ao cicatrizar eles coçam. Os pontos são retirados 10 dias depois.
A castração é realizada com o animal em jejum, sob efeito de anestésico, o que torna o procedimento indolor. O veterinário, então, retira os órgãos reprodutivos (útero, ovários e tubas uterinas – em fêmeas; e testículos – em machos). Ainda é comum existir a dúvida sobre o melhor momento para realizar a esterilização.
Pós-operatório de cirurgia de castração Os veterinários costumam recomendar que o cãozinho use um macacão cirúrgico e/ou um colar Elizabethano (o famoso “cone” ao redor da cabeça) pelo menos nos primeiros cinco dias. Isso impede que ele fique lambendo ou coçando o local dos pontos.
Cuidados com a cadela no Pós-Parto
Até lá, os peludos devem consumir apenas o leite materno que já possui os nutrientes necessários para um crescimento saudável. O desmame é um processo natural pelo qual os cães passam quando estão com um mês ou pouco mais de vida. Neste período eles podem receber papinhas, ainda intercaladas com o leite.
35% de carnes (ofereça 1-2 ovos crus semanalmente) com um pouco de vísceras ou ofereça 30% de vísceras 1-2x por semana. 25% vegetais liquidificados crus (com exceção dos tubérculos da família das batatas, esses devem sempre ser cozidos), ou cozidos.
O ácido fólico é uma vitamina indispensável para fêmeas gestantes e lactantes, pois ajuda a diminuir o risco de lesões no tubo neural do feto, prevenindo doenças, na formação da placenta e no desenvolvimento do DNA.