Tomar pela manhã, em jejum, por exemplo, facilita a absorção dos nutrientes e acelera o metabolismo. Já se for ingerido à noite, o organismo irá aproveitar mais os efeitos 'detox', já que esse é o período em que o fígado funciona melhor. Basear a alimentação em sucos detox é o mesmo que adotar uma dieta radical.
8 benefícios do suco detox que você provavelmente não sabia
Os ricos em vitamina C e E, como o limão e a castanha, respectivamente, colaboram para o efeito dos sucos detox. As pessoas que bebem sucos desse tipo em excesso devem estar atentas com alguns efeitos colaterais. Segundo Neves, podem ocorrer o aumento da vontade de urinar, diarreia, enjoo, palpitações, entre outros.
Os efeitos colaterais iniciais mais comuns da desintoxicação incluem:
O Suco de Couve é ideal para ser tomado à noite, pois normalmente quando a pessoa desperta pela manhã o corpo já procura eliminar as toxinas através das fezes. Além disso, a couve é antioxidante, e age diretamente no combate dos mais diversos tipos de doenças e elimina a ação dos radicais livres.
A couve é rica em cálcio, importante para a formação dos ossos e manutenção da massa óssea, ajuda a controlar impulsos nervosos; A vitamina C presente na couve é importante para proteger o organismo de infecções, manter a saúde de ossos, cartilagens e mucosas e facilitar a absorção de ferro.
A couve de folhas amareladas, ou mesmo levemente murchas, já está velha e não é recomendável para o consumo. Antes de comprar, lembre-se que a couve não rende quando refogada.
Mudanças no aspecto das folhas costumam indicar que a planta está doente. O amarelamento surge quando há pouca clorofila nas folhas e, por isso, a planta não consegue transformar alimento em energia.
Se você adora comer legumes cozidos, mas não gosta perder as características de cor e textura que eles têm enquanto crus, precisa aprender a dica de branqueamento. É que algumas variedades, como a couve-flor, podem ficar amareladas ou com uma cor opaca após o cozimento.
Olhe as folhas ao redor da cabeça das couves-flor quando estiver escolhendo-as. Essas folhas devem possuir uma cor verde vibrante. Se estiverem murchas ou escuras, pode significar que o vegetal não está mais fresco e está começando a estragar.
3 minutos
No caso da couve-flor, para mantê-la bem branquinha mesmo após cozida, adicione um pouco de leite à água do cozimento. Porém, você também pode fazer o processo de “branqueamento” com o choque térmico, assim como faz com o brócolis. Ferva os legumes por três minutos apenas para escaldá-los.
12 meses
Tempo de fervura para cada alimento