crossorigin="anonymous">
Para a execução de uma sapata, são realizados os seguintes passos:
Basicamente, as sapatas se dividem em quatro tipos: Sapata isolada: é o tipo de fundação superficial mais simples e a mais usada na construção civil. ... Sapata corrida: suporta cargas que vêm de elementos contínuos com cargas distribuídas linearmente, como muros, paredes e pilares ao longo de um mesmo alinhamento.
Entenda que 7.
Sapata associada É a mais usada quando se deseja transmitir as ações de dois ou mais pilares. Também é empregada como alternativa quando a distância entre duas ou mais sapatas isoladas é pequena. Neste caso, as bases das sapatas poderiam ficar sobrepostas ou influenciar na outra estruturalmente.
Uma boa sapata depende de dois pontos fundamentais: o concreto e a ferragem....2 - Qual a profundidade e a medida das sapatas?
Obtendo as características físicas da sapata
Primeiramente, temos que majorar a carga através de um coeficiente de segurança de 1,1, ou seja, consideramos 10% a mais de carga: Essa carga extra de 10% é considerada como sendo o peso próprio da sapata. Ou seja, a área da base da sapata deverá ser igual ou maior a cm² (5,29 m²).
60 a 80 cm
E, de acordo com a NBR 6122, nenhuma sapata deve ter dimensão menor do que 60cm.
O vão máximo recomendado para vigas de concreto armado é de 12 metros. Acima disso, passa a ser uma estrutura muito pouco econômica e existem outras soluções melhores. Em contrapartida, o vão mínimo recomendado é de 3 metros.
A distância máxima recomendável é de cinco metros, com uma viga de topo fazendo a amarração.
2,5 m
A placa é apoiada diretamente sobre os pilares. Este tipo de solução está sendo muito utilizado atualmente, principalmente em edificações residencias e comerciais. A ordem máxima de vão obtido com esse sistema é de 12 m; para vãos maiores a laje torna-se demasiadamente espessa, inviabilizando o seu uso.
O mesmo raciocínio vamos usar pras vigas que apoiam os caibros, as terças. Vamos pegar, por exemplo, um espaçamento médio entre terças de 4,0m entre cada uma....Pré Dimensionamento de Vigas de Madeira para Coberturas.
Carga máxima Sabendo então que o concreto tem resistência característica de 25 MPa, isso significa que o concreto resiste a 250 quilos de carga por cm². Se nós temos a seção do pilar, agora ficou muito fácil. Então um pilar básico de 14×26 aguenta uma carga de aproximadamente 65 toneladas com segurança.
Sobre um vão de 3 m, a mesma madeira 15 x 15 suporta até 203 kg. Sobre 3,6 m, que é o vão máximo permitido entre os suportes, uma viga 15 x 15 aguenta até 140 kg por metro linear.
Multiplique o comprimento da viga pela sua capacidade de carga por metro. Este é o segundo número nas especificações. Se a viga for projetada para suportar 13,5 kg por metro e a carga estender-se por 3 metros, poderá suportar uma carga total de 41 kg.
Viga em madeira de Cambará, moderadamente resistente à fungos apodrecedores, principalmente cupins-de-madeira-seca....Viga de Cambará 4 x 9 x 400 cm.
ATENÇÃO! A escolha do tipo de fundação deve ser feita sob a assistência de um Profissional do ramo de fundações como um Técnico de Edificações, Engenheiro Civil ou Geólogo....