SAIBA COMO CRIAR UM CRONOGRAMA DE ESTUDOS PARA CURSAR UM MESTRADO OU DOUTORADO
Confira 9 deles, a seguir!
Tanto é que a maioria dos programas de doutorado dá preferência para quem cursou o mestrado previamente. De qualquer modo, se o projeto de pesquisa apresentado pelo aluno for de fato excepcional e atender às exigências daquele programa, o estudante poderá ser convidado para ingressar direto no doutorado.
O que é Mestrado? Também conhecido como mestrado acadêmico, é um curso da modalidade stricto sensu. Ou seja, tem uma carga horária bem maior que uma especialização e tem como objetivo formar um profissional como mestre no assunto estudado, inclusive concedendo a ele esse título.
Do ponto de vista de políticas públicas, o mestrado profissional tem como finalidade a formação de recursos humanos qualificados que irão contribuir para o desenvolvimento sócio-ecônomico, científico-tecnológico e cultural do país.
Na pós-graduação, esse preço é de R$ 11.
Conheça as 8 principais especializações em pedagogia no mercado
Por se tratar de uma pós-graduação, o pré requisito para poder entrar em um mestrado é ter concluído uma graduação. O requisito mais conhecido é a necessidade de um diploma de bacharel. Entretanto, o que nem todos sabem é que profissionais que cursaram tecnólogo ou licenciatura também podem fazer mestrado.
Durante o mestrado, o aluno não precisa elaborar um estudo inédita, mas, sim, aprofundar as suas habilidades enquanto pesquisador científico dentro das disciplinas da área estudada. Já no doutorado, o aluno deve elaborar uma tese inédita e que represente algum avanço de conhecimento dentro dessa área.
O mestrado acadêmico é um curso stricto sensu que aprofunda o aprendizado da graduação. O objetivo é ampliar o conhecimento sobre um tema de interesse acadêmico e estimular a reflexão teórica. É voltado, em princípio, para quem pretende crescer no circuito acadêmico, como professor ou pesquisador.
DINÂMICA DO CURSO DE MESTRADO Cada mestrando/a deverá cursar as três (3) disciplinas obrigatórias gerais e uma (1) disciplina obrigatória da linha de pesquisa de sua investigação, totalizando cento e oitenta (180) horas.