São átomos que possuem mesmo número de prótons (Z) e diferente número de massa e sendo assim, consequentemente, diferente número de nêutrons. Os isótopos podem ser considerados também átomos de um mesmo elemento químico. Eles podem ser chamados de nuclídeos.
A tabela de nuclídeos também pode ser utilizada para prever o nuclídeo produto que resulta de um decaimento radioativo ou de uma reação nuclear, conforme ilustram os Page 3 diagramas abaixo.
A massa atômica é a massa de um átomo medida em unidade de massa atômica, sendo simbolizada por “u”. 1 u equivale a um doze avos (1/12) da massa de um átomo de carbono-12 (isótopo natural do carbono mais abundante, que possui seis prótons e seis nêutrons, ou seja, um total de número de massa igual a 12).
530 L
8 L
Qual é o volume ocupado por 0,25 mol de H2(g) nas CNTP? (a) 12,2 L (b) 44,8 L (c) 8,2 L (d) 11,2 L (e) 5,6 L.
Para que certo volume de SO2 nas CNTP contenha o mesmo número de moléculas que 88 g de CO2 é necessário que: I. Contenha 12,04 · 1023 moléculas. II. Esse volume tenha a massa de 64 g.
2,94.
A resolução é simples, basta fazer uma regra de três simples: Logo, constatamos que o volume ocupado pelo gás é de 16,8L.
Em qual dos recipientes há um maior número de átomos de oxigênio e hidrogênio, respectivamente? Letra d).
d) Em um mol de glicose temos 12 g de átomos de carbono.