O que so as doenças psicossomticas? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Também conhecida como somatização ou transtorno somatoforme, as doenças psicossomáticas são desordens emocionais ou psiquiátricas que afetam também o funcionamento dos órgãos do corpo. Esses desajustes provocam múltiplas queixas físicas, e que podem surgir em diferentes partes do corpo.
O que é a psicossomática para a psicologia?
O termo psicossomático compreende toda perturbação somática resultante de um determinismo psicológico que intervém de modo constante na gênese da doença. Introduzido por Heinroth, no início do século XIX, traduz uma concepção dualista do homem e a influência recíproca de uma parte sobre a outra.
Como surgem as doenças psicossomáticas e qual a importância do autoconhecimento?
Então vimos que as doenças psicossomáticas são causadas pelas condições emocionais ou mentais que nosso inconsciente envia como mensagens para o nosso sistema nervoso e que podem ser expressas como dor, pesar, ansiedade, raiva, medo, insegurança.
O que caracteriza uma doença psicossomática a concepção de psicogênese?
Como se pode notar, a compreensão psicanalítica acerca do fenômeno psicossomático atribui os sintomas do adoecer a uma dinâmica psíquica que possui repercussões no corpo, isto é, há uma psicogênese, ainda que se levem em conta os fatores ambientais, especialmente na teoria winnicottiana.
Como as doenças psicossomáticas podem ser tratadas?
Existe tratamento para essas doenças? O tratamento ideal, é realizado de forma multidisciplinar, incluindo a participação de médicos, fisioterapeutas, psicólogos, educadores físicos e outros profissionais. Para isso o tratamento pode envolver o uso de medicação, acompanhamento psicológico e atividades físicas.