As comunidades de Poconé existem há mais de 100 anos e vivem da agricultura e da fabricação de produtos alimentícios, conservando características tradicionais dos antigos escravos. As comunidades Mata-Cavalo e Vila Bela são as mais famosas, no entanto, todas têm belos atrativos.
Os territórios quilombolas como espaços de preservação da identidade nacional e do meio ambiente. ... A autodefinição de uma comunidade quilombola está diretamente ligada com a relação que esse grupo étnico possui com a terra, território, ancestralidade, tradições e práticas culturais.
A sobrevivência do quilombo decorria da agricultura, e os principais itens produzidos em Palmares eram mandioca (usada para produzir farinha), feijão, batata, milho e melaço (produzido do cultivo da cana-de-açúcar).
A data foi escolhida em homenagem a Zumbi, figura histórica que lutou pela libertação dos negros escravizados, em consequência de sua morte. ... Traído e entre a tropa dos bandeirantes, foi degolado em 20 de novembro de 1965, se tornando, assim, o símbolo da resistência negra.
Zumbi (dos Palmares) é um símbolo da resistência dos afro-brasileiros perante a instituição da escravidão por ter liderado o Quilombo dos Palmares, uma importante comunidade de escravizados que haviam conseguido escapar dos seus captores (os senhores de engenho) no Século XVII (foi formado ao final do Século XVI).
Personalidades Negras Brasileiras
Foi um dos principais representantes da resistência negra à escravidão na época do Brasil Colonial. Foi líder do Quilombo dos Palmares, comunidade livre formada por escravos fugitivos das fazendas.
Zumbi foi executado por resistir à aniquilação pelos portugueses em 1694. Palmares era terra de bravos, mas estava longe de ser um enclave de liberdade moderna num mundo de escravidão colonial. Era mais uma vila africana como aquelas onde os traficantes compravam sua carga.