As três formas mais comuns de plantar cebola orgânica são: por sementes em semeadura direta, semeadura indireta com transplante de mudas ou com a produção de pequenos bulbos. A semeadura direta é feita diretamente nos canteiros definitivos com distância de 10 cm entre si em sulcos de 1 a 2 cm de profundidade.
Para reproduzir a cebola pelo bulbo basta replantar a base de toda cebola que você for usar no refogado – quero dizer, corte fora a parte de baixo de cada bulbo, de onde saem as raízes, e enterre na terra – fértil, aerada e úmida – regando até que comece a brotar.
60 dias
90 dias
duram poucos meses, você pode adubá-los com húmus de minhoca ou composto orgânico mesmo, misturando bem à terra, para não queimar as raízes. Esses dois adubos são os mais fáceis de serem encontrados e costumam ser muito bem aceitos por hortaliças em geral.
Adubos orgânicos As cascas de bananas e de ovos são ótimos exemplos que podemos encontrar facilmente em nossos lixos orgânicos, além disso, são ótimos adubos para uma horta caseira.
Para a adubação orgânica, adicione 2 litros de esterco puro de galinha bem curtido. Com 30 gramas de faça a adubação de cobertura entre 20 e 25 dias após a germinação. Ainda depois de dez a 20 dias do semeio, são recomendadas duas coberturas com 10 gramas de sulfato de amônio.
Dê uma afofada na camada superficial, espalhe o húmus e regue em seguida. Vale lembrar que o manjericão não resiste a geadas, gosta muito de sol e se adapta bem em climas tropicais ou subtropicais. Caso o clima esteja frio ou chuvoso, observe o solo e diminua a quantidade de água.