Identificando os Quadrantes do Ciclo Trigonométrico
O quadrante é um dos mais antigos instrumentos de navegação e é anterior até mesmo ao astrolábio e a balestilha. Formado por um quarto de círculo dividido em noventa partes, tinha como principal finalidade medir a distância percorrida através do ângulo de inclinação da Estrela Polar.
Sabe o que é e para que serve um quadrante? Este instrumento, que permitia a orientação dos navegadores pelos astros, também permite, de uma forma simples, medir alturas (de uma casa, por exemplo).
Resposta. Dar um norte, guiar, ajudar o deslocamento de alguém de forma que este alguém não se perca. O astrolábio é mais usado na navegação.
Os principais instrumentos de navegação utilizados na época das grandes navegações foram: a bússola, o sextante, a sonda , o astrolábio, a luneta, a esfera armilar e o quadrante.
Explicação: A bússola ,o astrolábio,a luneta,a esfera armilar e o quadrante foram os principais...
bússola
Na navegação atual, o radiogoniômetro, aparelho receptor radioelétrico de antena orientável, é usado por navios e aeronaves para situar as emissoras terrestres, o que determina, em função dos ângulos e intensidade das ondas, sua situação na carta. Esse método de navegação é chamado radiogoniometria.
Pela altura do som
Navegação de cabotagem: é aquela realizada entre os portos ou pontos do território brasileiro, utilizando a via marítima ou estas e as vias navegáveis interiores; Navegação de longo curso: navegação realizada entre portos brasileiros e estrangeiros; Navegação interior: é aquela realizada em hidrovias interiores, em ...
Posteriormente o astrolábio foi substituído pelo sextante, um medidor capaz de obter medidas mais precisas. Porém, hoje, utilizam-se diversos instrumentos de navegação para determinar a posição do destino de forma mais precisa como o GPS, sonar, quadrantes, entre outros.
INSTRUMENTOS NÁUTICOS
Para a navegação astronómica os portugueses, como outros europeus, recorreram a instrumentos de navegação árabes, como o astrolábio e o quadrante (um quarto de astrolábio munido de um fio de prumo), que aligeiraram e simplificaram.
Os instrumentos mais comuns dessa época que podemos citar, são: Astrolábio, Quadrante, Bússola, Balestilha, Sextante, Vela Latina, Mapa (Portulano) que era um tipo de carta náutica.
Esses foram: a bússola e a carta de marear, bases da chamada navegação por rumo e estima.
Quais instrumentos que os navegadores utilizavam e já conheciam ?
Resposta. Objetos como: bússola, GPS Digital e Mapa.
Os instrumentos náuticos são uma peça fundamental na arte de navegar. A sua finalidade é basicamente obter a posição da embarcação de modo a permitir uma navegação segura.
As técnicas de navegação: ... A navegação era feita à vista, i.e., junto à costa, e muito raramente as embarcações se aventuravam pelo alto-mar. Só por volta do século XV da nossa era e que as técnicas de navegação começaram a ter um desenvolvimento acentuado permitindo realizar a primeira circunavegacao da terra em 1520.
Os Portugueses praticavam uma navegação de cabotagem, utilizando a barca e o barinel, embarcações pequenas e frágeis, até ao século XV, altura em que foram substituidos pela Caravela e pela Nau. ... A bússola foi provavelmente o instrumento de navegação e orientação mais usado durante os descobrimentos.
Materiais de apoio foram inventados como a bússola trazida do oriente para o ocidente pelos árabes, feita por uma agulha magnetizada que indica o eixo norte-sul magnético; o astrolábio para medir a altura e posição dos astros; o quadrante que apontava apara a Estrela Polar e permitia determinar a distância entre o ...
Outro progresso relevante para as técnicas náuticas foi o aparecimento da carta-portulano, que facultou aos pilotos uma representação gráfica, objectiva e prática, do espaço geográfico em que navegavam, ao mesmo tempo que possibilitou o traçado das rotas por onde se podia navegar em segurança entre portos, além da ...
Explicação: O primeiro motivo que levou os portugueses ao empreendimento das Grandes Navegações foi a progressiva participação lusitana no comércio europeu no século XV, em razão da ascensão de uma burguesia enriquecida que investiu nas navegações no intuito de comercializar com diferentes partes do mundo.
no caso podemos afirmar que na época das grande navegações tornou-se necessário buscar novas rotas de comércio da Europa com o oriente, tendo em vista que muitas especiarias vinham de lá e as rotas mias curtas e as principais já estavam dominadas por outros povos.
uma das grandes causas das grandes navegações, foram a expansão comercial e de mercado, que iniciou-se pela Espanha e por Portugal, para expandir a sua influência com as outras localidades e também, para desbravar novas terras, como o descobrimento de novos locais, e tomando posse deles, havendo a colonização mais ...
Resposta. O primeiro motivo que levou os portugueses a iniciar as grandes navegações foram a progressiva participação lusitana no comercio no século XV, a unificação portuguesa que consolidou a força da burguesia mercantil e a referencia da escola de Sagres para estudiosos.