Dicas para prevenção da diarreia em viagens : Comer apenas alimentos cozidos e servidos quentes. Beber apenas água engarrafada, preferencialmente que abram a garrafa na sua frente e água com gás (mais difíceis de adulterar) Beber água SEM gelo (se não há como ter certeza da água usada para se fazer o gelo)
A diarreia exsudativa ocorre quando o revestimento do intestino grosso se inflama, apresenta ulceração ou se congestiona e libera proteínas, sangue, muco e outros líquidos, aumentando o volume e o conteúdo líquido das fezes.
As causas podem estar associadas a infecções bacterianas, vírus, fungos ou parasitas, contaminação da água ou alimentos, uso de medicamentos, entre outros. As dores abdominais nos quadros de diarreias podem ou não estar presentes, e não há uma localização específica para essas dores.
Entenda mais sobre a cólica intestinal Sucede, em grande parte dos casos, por alimentação inadequada, gases intestinais e baixa ingestão de fibras. Mas além desses fatores, o problema também surge em função de doenças e infecções, ou pode ser o sintoma isolado de alguma patologia no intestino.
Antidiarreicos: são usados para parar a diarreia e incluem substâncias como a loperamida ou racecadotril, que podem ser comprados com os nomes Diasec ou Diarresec ou Tiorfan; Antiespasmódicos: permitem diminuir os espasmos dos músculos do estômago e intestino e ajudam a aliviar a sensação de cólica.
Mas, caso os sintomas se tornem recorrentes, é importante ir ao médico.
Comer uma pera ou uma maçã cozida; Comer um pedacinho de batata crua porque este é um antiácido natural, sem contraindicações; Colocar uma bolsa de água morna na região do estômago para aliviar a dor; Beber pequenos goles de água fria, para hidratar e facilitar a digestão.
Causado pela baixa produção da enzima que digere o açúcar do leite, esse problema traz dor de barriga e outros incômodos gastrointestinais. Como tratar? A intolerância à lactose causa dor de barriga, gases e outros desconfortos gastrointestinais após a ingestão de leite e derivados.