Escrever em Primeira ou Terceira Pessoa?
A terceira pessoa, também chamada de referente , assunto ou mensagem, refere-se à pessoa de quem se fala, ao assunto ou pessoa. Ela corresponde, em português, aos pronomes singulares ele, ela, (você) o, a, lo, la, lhe, e aos plurais eles, elas, (vocês) os', as, los, las, lhes.
Trocar o “eu” por “você” ou “ele/ela” enquanto se refere a si mesmo faz com que criemos algo chamado de distância psicológica. Seria como se esses sentimentos ruins estivessem acontecendo com outra pessoa, sendo portanto mais fácil de analisarmos como se estivéssemos de fora daquela situação.
A narrativa na Segunda Pessoa apresenta as seguintes características: O narrador narra a cena do ponto de vista de uma só personagem e escreve como se o leitor fosse essa personagem.
Os tipos de narrador são o narrador personagem (em primeira pessoa), que participa da história; o narrador observador (em terceira pessoa), que apenas narra o que vê; e o narrador onisciente (também em terceira pessoa), que tem total conhecimento de personagens e fatos.
O tempo histórico são os acontecimentos que marcam um povo, uma nação, ou as vezes a humanidade. Como exemplo poderíamos citar uma guerra, a construção de uma grande obra, a descoberta da cura de uma doença, etc.
escasso, insuficiente, parco, pouco, módico. 3.