Salvo dois casos (que comentaremos a seguir), a ligação é feita sem hífen: - subalimentação, subchefe, subdelegado, subdiretor, subeditor, subfaturamento, subseção. As exceções são as palavras iniciadas por "r" e "b".
O verbo subentender se refere ao ato de pressupor alguma coisa que não foi dita, de entender algo que não está bem explicado. É um verbo muito utilizado pelos falantes, principalmente no particípio (subentendido).
me·ga·o·pe·ra·ção ção. Operação de grande dimensão (ex.: megaoperação policial contra o narcotráfico).
Sub-solo x Subsolo Com a palavra solo, que começa com S, como observamos, não há hífen. Logo, a forma correta é subsolo.
SEPARAR EM SÍLABAS
Significado de Subsolo substantivo masculino Camada do solo que se acha imediatamente abaixo da terra cultivável. Parte de uma construção situada abaixo do andar térreo.
Termo que define uma cave ou parte da construção que se situa abaixo do nível do solo.
Resposta. Petróleo, o carvão, os minérios, ouro.
Substrato é a terra preparada que utilizamos para plantar.
Para preparar o solo são necessários apenas: areia, terra e composto orgânico. Cada um tem desses itens tem um papel fundamental no sucesso da sua planta. A areia, por exemplo, vai ajudar na drenagem da água da planta, sendo também importante para o desenvolvimento das raízes.
No plantio, enriqueça o substrato com matéria orgânica, como esterco. – Aprecia clima ameno com calor moderado. As folhas exigem exposição direta ao sol – cerca de quatro horas diárias – para que o sabor do tempero seja realçado. – A irrigação deve ser feita diariamente, já que o orégano não tolera terra seca.
Temperos que funcionam bem como vizinhos
Temperos e hortaliças com as mesmas necessidades de luminosidade, água e época de plantio quase sempre podem ser considerados plantas companheiras.
Além de ter boa drenagem, o substrato precisa ser bastante fértil. Para isso, enriqueça-o com matéria orgânica, como adubo de compostagem. Ele precisa receber luz do sol todos os dias para crescer saudável e realçar seu sabor. As regas, feitas periodicamente, devem deixar o solo úmido, mas não encharcado.
Confira algumas variedades que, quando plantadas juntas, oferecem melhor desenvolvimento e ajudam-se mutuamente.
Se você tiver uma varandinha com espaço, o plantio pode ser feito em jardineiras ou vasinhos com uma boa drenagem para não acumular muita água. Mas se você não tiver espaço, a dica é montar uma hortinha vertical de temperos, com as incríveis bolsas vivas, é só colocar um pouco de terra por baixo e plantar os temperos.
Pegue galhinhos de uns 10 ~ 15 cm da planta e tire as folhas do comprimento, deixe só as mais de cima. Corte o caule perto de um nó (sabe aquelas divisões do caule?). Esse nó precisa estar no final do galhinho porque é dele que vão surgir as raízes novas. Depois de uns 3 dias, tinha uma raiz de menos de 1cm.
O método, conhecido como estaquia, pode ser feito com galhos ou folhas. A reprodução de plantas pode ser feita tanto através de sementes, como utilizando o processo vegetativo, onde é possível obter novos exemplares a partir de uma parte específica da planta, como estacas de galhos, folhas e rebentos.
Procure um galho de mais ou menos 10 cm de comprimento, retire todas as folhas/flores ou outras ramificações. Uma dica é cortar as pontas na diagonal. Enfie na terra e regue todos os dias. Retirar as folhas e ramificações irá ajudar a planta a focar as energias para as raízes.