Um POP se diferencia de uma rotina convencional, pois deve apresentar um estrutura mínima, composta por: objetivo, responsabilidade, procedimento técnico, material necessário, ação corretiva e cuidados especiais.
Apresentadas essas considerações, acompanhe o passo a passo para criar um Procedimento Operacional Padrão na sua organização:
Como regra, os POPs devem conter:
conforme necessário. COMO E QUEM DEVE ELABORAR UM POP? de fácil percepção por parte do responsável do estabelecimento ou ainda por ação de auditores. desenvolvimento do procedimento, ele é o dono do processo.
Como escrever bons procedimentos
Modelo de manual de procedimentos operacionais padronizados (POPs) do serviço de Hidratação Cutânea Facial. Aplicar na face da cliente o produto (colocar o nome do produto) remover o excesso com gaze. Aplicar na face da cliente o produto (colocar o nome do produto) e deixar na pele.
O Procedimento Operacional é uma descrição das atividades envolvidas no fluxo do processo de trabalho, ou seja, é um roteiro padronizado sobre as operações do pro- cesso. Já a Instrução de Trabalho (IT) é uma descrição detalhada de atividades espe- cíficas, produtivas e operacionais.
Diferenças entre POP e Manual de Boas Práticas O POP é um documento que deve ser anexado ao Manual de Boas Práticas. ... O Manual de Boas Práticas coordena normas que devem ser seguidas para que a empresa cumpra seus objetivos.
Manual de Boas Práticas (MBP): documento que descreve as operações realizadas pelo estabelecimento incluindo, no mínimo, os requisitos sanitários dos edifícios, a manutenção e a higienização das instalações, dos equipamentos e dos utensílios, o controle da higiene e saúde dos manipuladores e o controle e garantia de ...
O objetivo é garantir as condições higiênico-sanitárias necessárias à produção de alimentos. O POP destaca as etapas da tarefa, os responsáveis por fazê-la, os materiais necessários e a frequência em que deve ser feita. É um documento aprovado pelo estabelecimento, sendo dever de cada manipulador seguí-lo.
Além disso, o manual de boas práticas de fabricação (BPF) é exigido pela ANVISA. Esta declaração é necessária para garantir a qualidade, higiene e segurança nos processos da organização. Esses processos são aqueles que envolvem transporte, manipulação, produção e armazenagem.
As Boas Práticas de Fabricação (BPF) tem como objetivo principal garantir a integridades do alimento e a saúde do consumidor e compõem um conjunto de princípios e regras para o correto manuseio de alimentos, que abrange desde as matérias -primas até o produto final (TREDICE, 2000).