crossorigin="anonymous">
Resposta. A transparência e responsabilidade,comunicação rápida,relacionamento em vez de vom atendimentoe e a era da informação.
Os movimentos sociais são de extrema importância para a formação de uma sociedade democrática ao tentarem possibilitar a inserção de cada vez mais pessoas na sociedade de direitos. Os primeiros movimentos sociais visavam resolver os problemas de classes sociais e políticos, como a ampliação do direito ao voto.
Considerando o texto, é CORRETO afirmar que os novos movimentos sociais: A) São definidos por sua associação às organizações de classe e defesa da popula- ção marginalizada. B) Ampliam e redefinem as formas de participação política em regimes democráticos.
Durante o processo de redemocratização brasileira, os novos movimentos sociais contribuíram para tornar a democracia um valor social que ultrapassa os momentos eleitorais. Para o autor, que cita os sem-terras e as ONGs no título do texto, esses movimentos contribuiriam para ampliar a democracia no país.
A primeira redemocratização ocorreu em 1945, com o fim do Estado Novo (1937-45), golpe militar implementado pelo governo de Getúlio Vargas. A segunda transição aconteceu em 1985, com o fim do Regime Militar (1964-85).
Redemocratização (1985) O presidente eleito, Tancredo Neves, adoece gravemente e seu vice, José Sarney, toma posse do cargo interinamente. Após o falecimento de Tancredo, Sarney assume a presidência. O próximo passo seria fazer eleições parlamentares para formar a Assembleia Nacional Constituinte.
verbo transitivo direto e pronominal Democratizar novamente; voltar a ter um regime e/ou instituições democráticas após um período de ruptura com a democracia: temos que redemocratizar nossas instituições; o país redemocratizou-se depois de duas décadas sob uma ditadura militar.
O processo de redemocratização do Brasil, na década de 1980, apresentou uma nova concepção de política, em que a sociedade civil organizada em movimentos sociais questionava o Estado, apontado como a esfera da repressão e da coerção.
O processo de redemocratização compreendeu uma série de medidas que, progressivamente, foram ampliando novamente as garantias individuais e a liberdade de imprensa até culminar na eleição do primeiro presidente civil após 21 anos de ditadura militar.
Foi iniciada após a abertura política, que teve seu ápice na primeira eleição presidencial, em 1989, após o fim das eleições indiretas que prevaleceram no período da ditadura militar. No período inicial da República, entre 1889 e 1894, o país foi dominado pelos setores militares.