Dureza é a medida da resistência que uma substância apresenta ao ser riscada por outra. Exemplo: O diamante tem dureza 10 na escala de Mohs.
A dureza Shore é um ensaio que avalia a dureza superficial de polímeros ou elastómeros. Contudo, a dureza Shore não se reflecte noutras propriedades como acontece com outros tipos de dureza não podendo, por isso, ser utilizado como modo de previsão da resistência ao desgaste ou a outra propriedade mecânica.
Dureza
O que é o Durometer (Shore durometer)? A dureza dos compostos de borracha é medida pelo durômetro Shore A; quanto maior o durômetro, mais difícil é o composto. A dureza de 70 durômetros deve ser usada sempre que possível, pois oferece a melhor combinação de propriedades para a maioria das aplicações de O-rings.
O teste de dureza Vickers consiste em indentar o material sob teste com um indentador de diamante, na forma de uma pirâmide reta de base quadrada e um ângulo de 136° entre as faces opostas, utilizando uma carga de 1 a 100 kgf. A carga plena é aplicada normalmente durante um tempo de 10 a 15 segundos.
A dureza Brinell ou HB (Hardness Brinell) é definida como o quociente, medido em Kgf/mm2, entre a carga aplicada e a superfície da calota esférica ou mossa deixada no material. A área da calota esférica é dada pela fórmula: π. D.p, onde p é a profundidade da calota.
Basicamente, a dureza pode ser avaliada a partir da capacidade de um material "riscar" o outro, como na popular escala de Mohs para os minerais, que é uma tabela arbitrada de 1 a 10 na qual figuram alguns desses em escala crescente a partir do talco ao diamante.
O método de dureza Vickers requer algumas providências para garantir resultados satisfatórios; assim, a superfície a ser ensaiada deve estar limpa, plana e preparada através de retificação e polimento; o acabamento da superfície deve ser tanto melhor quanto menor for a impressão; durante a usinagem do corpo de prova, ...
Resposta. Na ciência dos materiais, dureza é a propriedade característica de um material sólido, ... Os métodos com cargas mais elevadas ( Brinell e Rockwell [5]) resultam em resultados mais homogêneos, representando uma "média" da dureza de uma determinada região da peça.
Dureza é uma medida que estima o quanto um material sólido resiste a deformações permanentes quando uma força é aplicada nele. Existem diferentes modos de se avaliar a dureza dos materiais e com isso criaram-se diferentes escalas de dureza.
Segundo a Escala de Mohs, convenção adotada para essa medição, ele tem dureza de 10, que é o valor máximo que essa medida pode atingir. Ou seja ele é uma pedra que não pode ser riscada com qualquer material. Portanto, apenas um diamante consegue riscar outro.
Pesquisadores da Universidade da Califórnia em Irvine, nos EUA, desenvolveram uma nova estrutura microscópica composta por uma “treliça” de carbono em escala nanométrica que é mais forte que o diamante, o material mais duro encontrado na natureza.
o diamante
Os diamantes mais valiosos – e belos – são os que apresentam: Lapidação com maior número de facetas, para garantir a refração da luz. Maior peso (quilate) Menor número de inclusões, garantindo maior pureza.
1º Diamante: até US$ 63.
O mais valioso, entretanto, é praticamente um desconhecido: o ródio. Seu preço cresceu impressionantes 265% nos últimos dois anos. E pode continuar subindo, segundo analistas de mercado. O ródio é usado principalmente nos catalisadores automotivos, para diminuir as emissões de gases tóxicos.
São chamados de metais preciosos (ou metais nobres) o ouro, a prata e os metais do grupo da platina. Estes compreendem platina, paládio, ródio, rutênio, irídio e ósmio. O ouro e a prata são os mais importantes e os mais conhecidos. Mas a platina é bem mais valiosa.
Atualmente o Ouro é um metal mais valorizado que a platina. O grama do ouro tem duas vezes o valor da platina.