O cálculo da energia livre de Gibbs utiliza as variações de entalpia e entropia para determinar a espontaneidade de um sistema químico....Os dados fornecidos foram:
Energia livre é a energia da qual o processo dispõe para realizar trabalho útil à temperatura e pressão constantes. Visto que em um processo a energia nunca é totalmente convertida em trabalho, a fração de energia útil do sistema, isto é, que realiza o trabalho, é considerada a energia livre.
A energia livre de Gibbs é uma grandeza termodinâmica que prevê com mais certeza a espontaneidade de uma reação química. Antes de 1883, acreditava-se que a espontaneidade de uma reação era determinada por apenas duas grandezas: a variação da entalpia (ΔH) e a variação da entropia (ΔS). ...
Entalpia refere-se, em biologia, à energia armazenada nas ligações, e a variação na entalpia é a diferença de energia nas ligações entre os produtos e reagentes. Um ∆H negativo significa que há liberação de calor na direção de reagentes para produtos, enquanto que o ∆H positivo significa que há absorção de calor.
Reagentes (1° membro) – são as substâncias que estão no início da reação. São as que irão reagir, sofrer a transformação. Produtos (2° membro) – são as substâncias resultantes da reação química. Exemplo: Duas moléculas de gás hidrogênio juntam-se com uma molécula de gás oxigênio, formando duas moléculas de água.
As equações termoquímicas devem indicar: a variação da entalpia, os estados físicos e variedades alotrópicas, a temperatura e a pressão, além do número de mol dos elementos. As equações químicas são formas de se representar as reações químicas.
A termoquímica estuda as reações químicas e as mudanças de estado físico que envolvem trocas de calor. A Termoquímica é um ramo da Química que estuda as reações e os processos de mudança de estado físico que envolvem trocas de energia na forma de calor.
As equações termoquímicas são formas de representar os processos que envolvem troca de calor. Dessa forma, é necessário indicar todos os fatores que podem afetar o valor da entalpia (assunto do nosso próximo tópico) — que é sempre representado em termos de energia por quantidade de matéria (kJ/mol, por exemplo).
Resposta: Uma equação termoquímica é uma forma de se representar uma reação química, semelhante a uma equação química comum, que informa a variação de entalpia resultante do processo, a pressão e a temperatura ambiente, podendo informar também os estados físicos dos reagentes e produtos.
As equações químicas são formas de se representar as reações químicas. De modo similar, as equações termoquímicas são usadas para representar os processos que envolvem troca de calor, que podem ser endotérmicos (com absorção de calor) ou exotérmicos (com liberação de calor).
Reação Endotérmica é aquela em que há absorção de energia. Nesse processo, a energia é produzida e, de forma independente, é mantida. ... Reação Exotérmica é aquela em que há liberação de energia. Nesse processo, a produção de energia somente persiste mediante o fornecimento contínuo de energia.
calorias é uma unidade de medida de energia que não pertence ao sistema internacional de unidades . Historicamente a definição de calorias era a quantidade de energia necessária para elevar em 1 grau Celsius a temperatura de 1g de água.
Sinalizada com a abreviatura cal, é uma unidade de medida que define a quantidade de energia para elevar em 1ºC a temperatura de 1 grama (o equivalente a 1 mililitro) de água.
Caloria é uma unidade de medida utilizada para representar a energia na forma de calor (energia térmica), mas não faz parte do Sistema Internacional de unidades (SI). ... Desde 1948, a caloria é definida como a quantidade de energia necessária para elevar a temperatura de 1 grama de água de 14,5 oC para 15,5 oC.
A caloria é uma medida de energia. Os alimentos têm calorias. Isto é, os alimentos fornecem energia ao organismo, que é liberada quando os alimentos se decompõem na digestão. A energia permite que as células realizem todas as suas funções, incluindo a síntese de proteínas e outras substâncias necessárias ao organismo.
Caloria é o nome utilizado para designar a quantidade de energia necessária para elevar a temperatura da água, ou seja, a quantidade de calor que eleva 1°C a cada grama de água. As calorias estão presentes nos alimentos e através deles transmitem energia para o organismo.
Halpern explica que a gordura pode fazer bem para o corpo se consumida dentro do recomendado. O excesso pode causar problemas nas artérias, no cérebro, e provocar doenças como diabetes e obesidade.
Por exemplo, para emagrecer de forma saudável, a quantidade de calorias diárias que você ingere deve ser de 400 -500 menos do que você normalmente come. Já quem deseja ganhar peso, deve aumentar a ingestão em 300 -500 calorias no dia.
A resposta é simples, carboidratos não engordam. O que engorda é SUPERÁVIT CALÓRICO, ou seja, comer calorias mais do que você pode gastar, seja alimentos ricos em gorduras, proteínas ou carboidratos.
Lista de alimentos ricos em carboidratos
Os principais nutrientes que fornecem essas calorias são: carboidratos, proteínas e gorduras. Os carboidratos e as proteínas, após passarem por todas as etapas de digestão e absorção, fornecem quatro calorias (ou kcal, como se vê nas embalagens dos alimentos) por grama, enquanto as gorduras nove calorias.
Após as devidas análises, os pesquisadores perceberam que o maior consumo de carboidratos aumentou o risco de morte por qualquer causa em 28%. Já o maior consumo de gordura, independente do tipo, se associou com um risco 23% menor de morrer por qualquer causa.
A verdade é que comer gordura não engorda. Você também não precisa se sentir culpado quando come gordura, porque a gordura é essencial para a nossa saúde. O cérebro humano tem mais de 65% de gordura.
Mas, de um modo geral, os carboidratos ruins são simples e processados, e contêm adição de açúcar e outros grãos refinados. Eles estão presentes onde a gente já suspeita mesmo: pão branco, doces, refrigerantes, bebidas energéticas e até massas brancas (infelizmente).
Alimentos ricos em carboidratos complexos