A idade biológica revela como está o organismo, se envelhecido ou conservado e ela muitas vezes difere da idade cronológica, que é a idade que o indivíduo conta desde que nasceu.
Para saber a idade biológica, é possível acessar a calculadora online Vitality Age, desenvolvida pela PruHealth, no qual o programa foi desenvolvido a partir de 5 mil estudos científicos e criado um algoritmo.
A "idade cronológica" é a idade real que o bebê tem, o tempo de vida dele depois do nascimento. Por exemplo: um bebê que nasceu dia 10 de Abril terá 3 meses de idade cronológica no dia 10 de Julho.
A idade corrigida é a idade cronológica menos as semanas que faltaram para completar as 40 semanas de gravidez. É simples de calcular: se o seu parto ocorreu com 32 semanas de gestação, seu bebê foi considerado prematuro de 8 semanas ou 2 meses.
A idade social é definida pela obtenção de hábitos e status social pelo indivíduo para o preenchi- mento de muitos papéis sociais ou expectativas em relação às pessoas de sua idade, em sua cultura e em seu grupo social.
A determinação da idade social tem como elementos o desempenho de um indivíduo em certos papéis sociais e inclui características como o tipo de vestimenta, estilo de vida, linguagem, e o respeito social de outros quando no papel de liderança. Também está relacionado, em menor grau, ao tempo cronológico.
Envelhecimento saudável significa atingir as necessidades especiais do corpo durante o processo de envelhecimento. Seria ingênuo assumir que o declínio da função corporal é simplesmente parte do envelhecimento.
Por meio da categoria adotar comportamentos saudáveis, foi possível concluir que os idosos consideram importante para um envelhecimento saudável a prática de atividades físicas, o cuidado com a alimentação e higiene pessoal, não beber e fumar e ter bons hábitos de sono e descanso.
Envelhecimento ativo é o processo de otimização das oportunidades de saúde, participação e segurança, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida à medida que as pessoas ficam mais velhas.
Confira abaixo 10 dicas para o envelhecimento saudável que podem ser implementadas em qualquer idade.
“A pessoa que ao longo de seu curso de vida toma medidas para prevenir doenças crônicas terá sem dúvida um melhor envelhecer. Terá acumulado o capital de saúde tão importante para a qualidade de vida na medida em que envelhecemos. Quanto mais cedo começar a tomá-las, melhor – mas nunca é tarde demais.
Envelhecimento saudável, dentro dessa nova ótica, passa a ser a resultante da interação multidimensional entre saúde física, saúde mental, independência na vida diária, integração social, suporte familiar e independência econômica.
O envelhecimento ativo também preconiza que as pessoas idosas participem na sociedade de acordo com as suas necessidades, desejos e capacidades. Para além disto, também propicia proteção, segurança e cuidados adequados quando necessários (OMS, 2005).
Veja quais são os hábitos inimigos da boa aparência e como contornar os sinais da idade:
O consumo de álcool e cigarro, a poluição ambiental, o estresse, o sedentarismo e a má alimentação também podem ser citados como determinantes para o envelhecimento da pele. Para evitar esse fenômeno, mantenha uma alimentação rica em verduras, fibras, frutas e busque sempre pouco carboidrato, que sobrecarrega o corpo.
Veja a seguir os top 10 alimentos que combatem as rugas e saiba como usá-los.