Adicione o tom de pele As regras serão sempre as mesmas: Faça a utilização de cores mais leves inicialmente, então use da cor mais escura para as sombras e por fim uma cor mediana para finalizar a pintura. *Dica: Faça a pintura com movimentos levemente circulares para evitar listras e linhas sobre o desenho.
Eventualmente, para colorir este desenho, vamos usar somente dois lápis de cor, os lápis usados foram marrom e rosa, ambos na tonalidade clara. Lembre-se que a pigmentação da mina varia de acordo com a qualidade e marca do lápis.
Usei um marrom que é metade-metade de um rosa, cujo código é d2. Para as áreas mais iluminadas do rosto, usei essa cor 'areia'/ocre. A gente aplica de leve, percebendo as mudanças que cada cor oferece pra pintura. Aproveitei a cor e fiz também os olhos, pra já ir deixando minha menina mais expressiva.
Os lápis de cor devem estar bem apontados para um preenchimento uniforme. Uma dica é testar a ponta em outro papel antes de usar o lápis no desenho. Sempre comece das cores mais escuras para as mais claras, sobrepondo camadas de modo a formar as texturas e os efeitos de luz e sombra.
Caran D'Ache Pablo/Luminance A Marca Caran d'Ache é tida por muitos artistas como a melhor marca de lápis de cor, porém também é uma das mais caras. Eles são a base de cera e são altamente recomendados em desenhos realistas, ela é dividida em duas linhas: A Pablo e a Luminance.
A dica ao utilizar cores mais escuras é tirar o peso da mão e pintar bem de leve, pois qualquer forcinha a mais pode significar um risco indesejado no desenho. A quarta cor vem com o objetivo de ressaltar a maquiagem do croqui, então utilizei apenas na área das bochechas e nos lábios.
O movimento feito ao colorir é fundamental para conseguir uma pintura uniforme. Utilizo três movimentos básicos: redondo, vai e vem e aperta e puxa. O movimento redondo é utilizado para pintar áreas pequenas e com detalhes; o vai e vem é ideal para áreas maiores; e o aperta e puxa é mais indicado para cabelos.
Para conseguir o efeito sombreado no desenho, a dica é utilizar a ponta do lápis lateralmente e sempre bem afiada. Com essa técnica é possível cobrir áreas maiores, além de obter um efeito de sombra com pigmentação mais intensa de um lado da ponta e mais fraca de outro.
No caso do desenho preto e branco, trabalhamos a intensidade do grafite, com o lápis de cor, a lógica é a mesma. Por outro lado além da intensidade da cor, (que já pode dar uma sensação de luz e profundidade) usamos também tonalidades diferentes. Seja tons mais claros ou mais escuros.
Passos
4 Técnicas de sombreamento a lápis
Para o estudo de luz e sombra inicialmente eu vou recomendar que você tenha em mãos pelo menos um lápis com a graduação 6b. Com ele você consegue sair de um cinza bem claro até o preto total, apenas usando a pressão correta na mão. E também é importante ter uma folha com a gramatura 90 no minimo.
Uma ótima forma de treinar o olho para distinguir luz e sombra é observar os objetos ao redor e perceber do porquê eles são tridimensionais. Entender como eles interagem com o espaço, onde eles estão, se eles têm sombras ou não, têm luz direta neles ou não, se tem alguma outra luz refletida nele.
A importância da luz na artes visuais é tremenda, basta considerarmos que é exatamente a luminosidade que os artistas usam para destacar pessoas ou objetos em suas obras, do mesmo modo que é a luz que contrasta e gera a sombra. Nos estudos sobre luz e sombra, os artistas consideram que ambos são complementares.
Reservar o branco do papel Aproveitar o branco do papel é a forma mais usual de se obter efeitos de luz e brilhos, pois o branco do papel já representa a luz em si. Resta apenas trabalhar as sombras ao redor para evidenciar o brilho e dar volume.
Resposta: Um ponto de Luz e um objeto. Explicação: Sombra é a parte privada de luz.
A sombra, basicamente falando, é um espaço escuro originado pela ausência de luz e criado pela presença de um obstáculo. A sombra ocupa um determinado espaço atrás de qualquer objeto que esteja bloqueando uma fonte de luz à sua frente. Conforme a origem do ponto de luz, ela pode mudar de posição, bem como mover-se.
A sombra é uma região escura do espaço que não recebe luz direta da fonte, causada pela presença de um obstáculo. A formação da sombra se dá pela aplicação do princípio da propagação retilínea da luz, que diz que em um meio homogêneo e transparente, como o ar, a luz se propaga em linha reta.
A sombra é um produto cosmético comumente utilizado para fazer os olhos de quem a utiliza destacarem-se para parecer mais atraente, devendo ser aplicada nas pálpebras e nas sobrancelhas. A sombra acrescenta profundidade e dimensão, complementa a cor, ou simplesmente chama a atenção para a região dos olhos.
Passar a sombra nos olhos com os dedos pode ser uma boa opção para uma maquiagem mais simples do dia a dia. O segredo aqui é usar cada dedo com uma função: com o indicador, aplique a cor base; com o dedo médio, o tom mais escuro; e use o anelar para esfumar os tons.
Para destacar o olhar, a cor da sombra deve ser complementar a dos olhos, o que pode até dar o efeito de mudança de cor da íris. Assim, para olhos verdes, aposte nas cores lilás, violeta, roxo e vinho. Já os azuis, ficam bons com tons de terra, dourados, amarelos e cobres.
Sombra branca destaca o olhar, além de iluminar; veja passo a passo.
São eles:
Um dos truques mais simples e fáceis de fazer para melhorar o acabamento da sombra clara é o de usar um pincel umedecido! Aqui, basta umedecer as cerdas com um pouquinho de água e, depois, fazer a aplicação da sombra normalmente. Mas fica a dica: o pincel umedecido funciona melhor para sombras claras cintilantes!
Traga a cor para o centro dos olhos, esfumando bastante… Vai com a cor até o centro do concavo, fazendo com que ela se misture com a cor mais clara que você passou primeiro… Quanto mais esfumado, mais bonito fica!!!