O Sistema Solar é um conjunto formado por dezenas de astros que giram ao redor de uma estrela, o Sol. Entre esses corpos celestes, estão os planetas, que se distanciam do Sol, do mais próximo para o mais distante.
Um planeta é um corpo celeste, ou astro, sem luz própria, que percorre uma órbita ao redor de uma estrela. Oito planetas giram em torno da estrela chamada Sol. ... Em geral, depois do Sol, os planetas são os maiores astros do Sistema Solar. A maioria gira ao redor dele percorrendo uma órbita elíptica, ou seja, oval.
o conjunto de astros celestes ou estrelas é denominado constelação!
Satélite é o nome do tipo de astro que gira ao redor de um planeta e que não possui luz própria, sendo que em alguns casos ele acaba por refletir a luz de uma estrela, como é o caso da lua, o satélite natural do nosso planeta.
Resposta. O Sol é a estrela que dá luz e calor à Terra. A Terra e a Lua são planetas. Ambos recebem a luz do Sol.
Os astros LUMINOSOS são astros que possuem luz própria, esses astros são chamados de ESTRELAS. Os astros ILUMINADOS são aqueles que não possuem luz própria, eles são iluminados pelo Sol. Os principais astros iluminados são os planetas e os satélites.
O Sol, que ilumina o dia, é um astro que tem luz própria. Os astros que têm luz própria, isto é, irradiam luz e calor, chamam-se estrelas. O Sol é uma estrela. Sem o Sol, a vida na Terra não seria possível – é ele que emite luz e calor para a Terra.
OS PLANETAS SÃO ASTROS QUE NÃO TEM LUZ PRÓPRIA E REFLETEM A LUZ QUE RECEBEM DO SOL. NOSSO SISTEMA SOLAR É COMPOSTO POR OITO PLANETAS, SÃO ELES: MERCÚRIO, VÊNUS, TERRA, MARTE, JÚPITER, SATURNO, URANO E NETUNO.
Estão incluídos nesta categoria planetas, satélites, asteroides e cometas. Os planetas só brilham devido à luz solar que refletem. Se um planeta vai ser visível ou não depende da posição dele em relação ao Sol. Podemos ver até cinco planetas sem telescópio: Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno.
Os principais astros, ou elementos celestes, são os planetas. ... Depois dos planetas vêm os satélites naturais, ou luas, a seguir os corpos menores do sistema solar (asteroides, cometas, centauros, etc.) e as estrelas, entre muitos tipos de menor conhecimento ou importância simbólica ou cultural.
Planetas
Os astros luminosos são por exemplo uma estrela. Um exemplo de astro luminoso seria o Sol pois ele emite luz . Astros iluminados seria um astro que recebe a luz de outro, ou seja não tem luz própria. Um exemplo de astro iluminado seria a Lua pois ela não tem luz própria ela usa da luz do Sol.
Mais afastados, os quatro gigantes gasosos, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno, são os componentes de maior massa do sistema logo após o próprio Sol....Sistema Solar.
O Sol é a estrela mais próxima do Planeta Terra. É o corpo central e responde por mais de 99% da massa do sistema ao qual dá nome.
Sistema Solar
Os planetas anões são: Ceres, Plutão, Haumea, Makemake e Éris, com a possibilidade de inclusão do objeto celeste Sedna e dezenas de outros nessa categoria nos próximos anos. Vale lembrar que Plutão já foi considerado como um planeta, mas, a partir de 2006, foi “rebaixado” à categoria de planeta anão.
estrela
Basicamente, conhecemos e classificamos os planetas conhecidos de nosso sistema solar, subdividindo-os em: Planetas interiores, menores, terrestres ou telúricos (Mercúrio, Vênus, Terra e Marte), caracterizados pelas pequenas dimensões, grandes densidades e poucas ou nenhuma lua.
Vénus é mais brilhante que qualquer astro visto no céu (descontando o Sol e a Lua), e sua magnitude aparente máxima é de -4,6. O planeta pode ser visto facilmente quando o Sol está baixo no horizonte.
Vênus, por exemplo, é totalmente coberto por uma espessa atmosfera formada por nuvens. É por isso que tem um brilho branco. Ele ainda parece ser o mais brilhante dos planetas porque ele está perto da Terra. Já a superfície do planeta vermelho é basicamente composta por minerais de ferro oxidados.