A gramática é dividida em: fonologia, morfologia e sintaxe.
A ordem de estudos é a seguinte:
Elementos da Fonologia Sílabas – Conjunto de um ou mais fonemas que produz um som completo. Encontros Vocálicos – Agrupamento de duas ou três vogais e/ou semivogais. Encontro Consonantais – Agrupamento de duas ou mais consoantes. Dígrafos – Agrupamento de duas letras que formam o mesmo fonema.
Morfologia se refere ao estudo da estrutura, formação e classificação das palavras da Língua Portuguesa, dividindo-se em diferentes classes. ... Desta forma, a morfologia se divide em dez classes gramaticais. Assim, temos: Substantivo, Artigo, Adjetivo, Numeral, Pronome, Verbo.
A LIBRAS é dotada de uma gramática constituída a partir de elementos constitutivos das palavras ou itens lexicais e de um léxico (o conjunto das palavras da língua) que se estruturam a partir de mecanismos morfológicos, sintáticos e semânticos que apresentam especificidade mas seguem também princípios básicos gerais.
A Gramática tem como finalidade orientar e regular o uso da língua, estabelecendo um padrão de escrita e de fala baseado em diversos critérios, tais como: ... Tais normas definem a língua padrão, também chamada língua culta ou norma culta. Assim, para falar e escrever corretamente, é preciso estudar a Gramática.
Língua Portuguesa no Enem – Gramática
Resposta. A aula de língua portuguesa nas escolas serve para ensinar as regras gramaticais e suas propriedades linguísticas, como fonética, fonologia, morfologia e sintaxe; com isso, melhorando o poder de comunicação e mantendo a língua como identidade nacional.
Gramática descritiva: ocupa-se da descrição dos fatos da língua, enfatizando as variações linguísticas, e não apenas estabelecer o que é certo ou errado; Gramática histórica: tem como objetivo estudar a origem e a evolução histórica de uma língua.
A Gramática tem como principal função regular a linguagem e estabelecer padrões de escrita e fala para os falantes de uma língua. Graças à Gramática, a língua pode ser analisada e preservada, apresentando unidades e estruturas que permitem o bom uso da língua portuguesa.
Dentre as áreas mais importantes da disciplina, estão: morfologia, que estuda as palavras isoladamente; sintaxe, responsável por estudar as palavras enquanto elementos de uma frase; e semântica, que estuda o significado das palavras e os sentidos que elas podem tomar de acordo com o contexto.