A maioria dos historiadores coincide em afirmar que teve a sua origem na Índia (de fato, no árabe, este sistema de numeração é chamado de "números indianos", أرقام هندية, arqam hindiyyah), e expandiu-se pelo mundo islâmico e daí, via Alandalus, pelo resto da Europa.
Segundo historiadores, o principal legado do grande matemático italiano Leonardo Pisano, mais conhecido como Fibonacci, foi ajudar a Europa a abandonar o antigo sistema de algarismos romanos e adotar os numerais indo-arábicos.
Sistema de Numeração Indu- Arábico. No século V d.C. criaram um sistema numérico posicional e um conjunto de vários símbolos distintos, como os hindus tinham o hábito de escrever por extenso atribuíram também aos números nomes escritos em sânscrito (língua culta hindu).
Quem criou os algarismos que utilizamos atualmente foram os árabes. Os algarismos 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9, usado por todas as pessoas atualmente no mundo foram criados pelos árabes. Isso facilitou bastante a realização de cálculos e o comércio, pois não era mais necessário usar letras, como os algarismo romanos.
Os números hoje utilizados foram criados pelos indianos no século V na era cristã, mas só foram difundidos para todo mundo pelos árabes. Por essa razão, os algarismos ficaram conhecidos como indo-arábicos. Essa representação numérica ficou conhecida através de um grande matemático árabe chamado de al-Khowarizmi.
Um algarismo ou dígito, é um tipo de representação (um símbolo numérico, como "2" ou "5") usado em combinações (como "25") para representar números (como o número 25) em sistemas de numeração posicionais. ... A palavra "algarismo" tem sua origem no nome do famoso matemático Al-Khwarizmi.
Entendemos como sistema de numeração os algarismos e a organização da sua representação. O nosso sistema de numeração atual possui 10 símbolos e é conhecido como sistema decimal posicional, ou seja, nele a posição dos algarismos é importante.
O sistema de numeração que normalmente utilizamos é o sistema de numeração decimal, pois os agrupamentos são feitos de 10 em 10 unidades. Assim cada grupo de 10 dezenas forma uma centena. ... Os grupos de 1, 10, 100 elementos são chamados de ordens.
Alguns exemplos de sistemas de numeração usados até hoje são: sistema de numeração decimal, sistema de numeração romano e sistema de numeração egípcio. O sistema de numeração decimal é posicional, pois o valor do algarismo é alterado em função de sua posição no número.
Resposta. Resposta: a) Os sistemas de numeração reconhecidos mundialmente são o Indo-arábico, o Egípcio,o Maia,o Babilônico e o Romano. ... É o sistema de numeração que nós usamos.
O sistema de numeração egípcio baseava-se em sete números chave: 1, 10, 100, 1.
No sistema de numeração egípcio, o maior simbolo existente é o homem (homem ajoelhado como alguns chamam). Ele equivale em nosso sistema de numeração a 1.
Resposta. Resposta: 456 = 7 36 na base 60.
Representando os números a seguir usando o sistema de numeração egípcio, temos: 456 = 4 cordas + 5 arcos + 6 linhas. 2.
Resposta: → 4 corda enrolada, 5 Calcanhar e 6 Bastão é o número 456 no sistema de numeração egípcia.
Resposta: No indo arábico esse número fica da mesma forma, ou seja, 384.
Sabemos que 254 é igual a 4(14) na base 60. Então a representação será como na imagem abaixo.