Para determinar a matriz inversa de uma matriz quadrada A de ordem n, basta descobrir uma matriz B tal que a multiplicação entre elas tenha como resultado uma matriz identidade de ordem n. Dizemos que B é a inversa de A e é representada por A-1.
A determinação de uma matriz inversa de ordem n é dada através da multiplicação por uma matriz B genérica, sendo que o resultado deverá ser uma matriz identidade.
O determinante de uma matriz de ordem 2 é calculado fazendo a multiplicação dos elementos da diagonal principal e subtraindo pela multiplicação dos elementos da diagonal secundária.
Para encontrar a matriz transposta, basta trocar a posição das linhas e colunas da matriz A. O que for a primeira linha da matriz A será a primeira coluna da matriz transposta At, a segunda linha da matriz A será a segunda coluna da matriz At, e assim sucessivamente.
Uma matriz é obtida pela subtração dos elementos de matrizes de mesmo tipo. Exemplo: A subtração entre elementos da matriz A e B produz uma matriz C.
Uma matriz A qualquer, quando multiplicada por si mesma, A × A, denota-se por A²./span>
A multiplicação de uma matriz por um número real funciona da seguinte forma: considerando uma matriz qualquer C de ordem mxn e um número real qualquer p. Quando multiplicamos o número real p pela matriz C encontraremos como produto outra matriz p.C de ordem mxn e seus elementos é o produto de p por cada elemento de C.
Para multiplicar duas matrizes, primeiramente é necessário verificar a condição de existência. Para que o produto exista, o número de colunas da primeira matriz tem que ser igual ao número de linhas da segunda matriz.
Assim podemos concluir que: Se somarmos a matriz A com a matriz B de mesma ordem, A + B = C, teremos como resultado outra matriz C de mesma ordem e para formar os elementos de C somaremos os elementos correspondentes de A e B, assim: a11 + b11 = c11. Assim: A + B = C, onde C tem a mesma ordem de A e B.
Então, o resultado do produto das duas matrizes é o seguuinte: 3) Qual o resultado do produto entre o número real e a matriz a seguir? Multiplicar um número real por uma matriz é simples, basta multiplicar este número por todos os elementos da matriz, e o sinal deve obedecer as propriedades da multiplicação.
Não existe definição para divisão de matriz. Em vez disso, multiplique a primeira matriz pelo inverso da segunda. Reescreva o problema [A] ÷ [B] como [A] * [B]-1 ou [B]-1 * [A]. Se a matriz [B] não for quadrada ou se o determinante dela for igual a zero, escreva "não existe uma única solução".
Ordem de uma matriz refere-se ao seu número de linhas e colunas. É apresentada na notação m×n, onde m é o número de linhas e n o de colunas. Lê-se "m por n". Assim, a matriz A acima é de ordem 2×3.
O detA de uma matriz de ordem 3 pode ser calculado utilizando uma regra prática chamada Regra de Sarrus, onde repetem-se, à direita da matriz, as duas primeiras colunas. ... Acompanhando as flechas em diagonal, multiplicam-se os elementos entre si, associando-lhes o sinal indicado./span>
Matriz quadrada é um tipo especial de matriz que possui o mesmo número de linhas e o mesmo de colunas. ... Se fosse uma matriz B3x3 poderia ser chamada de matriz de ordem 3. Toda matriz quadrada possui duas diagonais: Diagonal Principal e Diagonal Secundária.
Uma Matriz pode ser representada pelo símbolo aij, onde i: linhas e j: colunas. Toda matriz é disposta na forma m x n, quer dizer uma tabela de m linhas horizontais e n linhas verticais. Não pare agora... ... Construindo a matriz A = (aij)3x3, em que aij = i + j.
O elemento –9 está na 2ª linha e 2ª coluna. Portanto, temos: aij, onde i = linhas e j = colunas. Podemos construir uma matriz de acordo com uma lei de formação baseada em situações variadas. Por exemplo, vamos construir uma matriz de ordem 3 x 3, seguindo a orientação aij = 3i + 2j./span>
Quando falamos da ordem ou dos elementos de uma matriz, sempre nos referimos primeiro à linha e depois à coluna. Assim: U4×6 tem 4 linhas e 6 colunas. u42 é o elemento que está na linha 4 e na coluna 2....Por exemplo, quanto aos elementos de A, temos: