Significado de Co contração Forma abreviada do prefixo com-, usada para formar novos vocábulos ao se aglutinar com o elemento inicial da próxima palavra, tem o sentido de junção, união, companhia, força.
É utilizado na produção de ácido sulfúrico e outros compostos sulfurosos, pesticidas, sulfetos inorgânicos, em vários segmentos da indústria do petróleo como perfuração de poços, produção de óleo e gás, refino e destilação, em análises químicas e como agente redutor em purificações de ácido sulfúrico e ácido clorídrico ...
O H2S apresenta como força intermolecular a interação dipolo-dipolo ou dipolo permanente, pois a molécula de H2S é polar. ... Justificativa Sim Porque quando o H2S está dissolvido em água ele sofre ionização, ou seja, a solução resultante apresenta íons, favorecendo a condução de eletricidade.
H₂S
HCl
A formação de ácido clorídrico é bem reativa e deve ser feita com muito cuidado. No meio industrial essa obtenção pode ser feita de duas maneias: aquecimento a altas temperaturas do gás hidrogênio com o gás cloro, formando o HCl em sua forma pura que é gasosa.
Ácido clorídrico é um hidrácido com alto potencial de ionização, é um líquido de aspecto amarelado, altamente corrosivo e tóxico. É utilizado em diversos processos industriais, como a fabricação de produtos de limpeza e de cloridratos farmacêuticos, em alimentos e em processos siderúrgicos.
O ácido clorídrico amolece o bolo alimentar e favorece a ação da enzima pepsina sobre as proteínas do alimento, começando a sua digestão. Além disso, o ácido clorídrico elimina bactérias, reduzindo o risco de infecção gástrica.
O estômago secreta ácido clorídrico e pepsinogénio. O HCl tem como função fornecer alguma protecção contra colonizações bacterianas indesejáveis e activar o pepsinogénio . Por acção do H+, o pepsinogénio é convertido em pepsina, uma protease.
As aplicações dos ácidos são muito variadas, principalmente pela grande variedade de ácidos existentes....Ácido fosfórico (H3PO4)
A importância dos ácidos para o ser humano, pode ser observada em seu corpo e em situações alimentares, além de em produtos que usamos. No corpo os ácidos participam da digestão dos alimentos, além de usado em preparo de alguns alimentos ou até mesmo presente na composição do mesmo.
Vejamos as principais bases: Hidróxido de Sódio (NaOH): Conhecida também como soda cáustica, essa substância é utilizada na fabricação do sabão, celofane, detergentes e raiom, produtos para desentupir pias e ralos, e também no processo de extração de celulose nas indústrias de papel, etc.
Ácidos e bases são funções inorgânicas de extrema importância para os seres vivos. O primeiro confere o sabor azedo ao limão e as demais frutas cítricas, enquanto o uso do segundo está relacionado a produtos de limpeza. O equilíbrio entre ácidos e bases forma substâncias neutras como a água mineral.
Exemplos de Bases
Entre as aplicações das bases no cotidiano, temos: a soda cáustica usada na produção de sabões, o amoníaco, em produtos de limpeza; e o leite de magnésia usado como antiácido.
As bases inorgânicas são substâncias muito encontradas em nosso cotidiano e estão presentes desde os produtos de higiene e limpeza até os medicamentos. Possuem sempre hidroxila (OH) em sua estrutura, sendo este o único ânion presente. ... Exemplo: Ca(OH)
A função base é caracterizada por substâncias que apresentam o grupo hidroxila (OH)-1 ligado a metais. Devido a presença desse grupo, essas substâncias são também chamadas de hidróxidos. ... As bases são formadas pela ligação iônica do ânion hidroxila (OH)- com um metal; são, portanto, compostos iônicos.
Você pode identificar uma base pelo pH. pH acima de 7 é considerado básico. Você descobre o pH utilizando um indicador ácido básico como por exemplo a fenolftaleína. A base possui sabor adstringente o tato e ao paladar.
A química descreve que sal é todo produto resultante da reação entre um ácido e uma base, que, quando dissolvidos em água liberam um cátion diferente do H+ e um ânion diferente do OH-. O sal que consumimos, o cloreto de sódio (NaCl), é produto da reação entre ácido clorídrico e o hidróxido de sódio.
Sais são o resultado da reação de um ácido com uma base. Essa reação é chamada de neutralização ou salificação e forma água junto com o sal. Em outras palavras, os sais são compostos iônicos que possuem um cátion diferente de H+ e um ânion diferente de OH-.
Segunda parte OH = base. Primeira parte H = ácido. Nada deu certo = sal. Segunda parte O = óxido.