Se a atualização não aparecer no dispositivo, use o computador para atualizá-lo manualmente. Saiba como atualizar o dispositivo manualmente se você estiver usando um Mac executando o macOS Catalina ou posterior ou se estiver usando um Mac executando o macOS Mojave ou anterior ou um PC com Windows.
É possível atualizar o iOS do seu iPhone de três maneiras: pelos ajustes do sistema com uma conexão Wi-Fi ativada, via PC (iTunes) ou Finder do Mac. Todavia, não há diferença em qual método você deve escolher para atualizar o dispositivo, todos são seguros e cumprem o papel adequadamente. Ainda assim, é importante realizar o backup do dispositivo para evitar intercorrências.
Desde a introdução do primeiro iPhone em 2007, o celular da Apple conta com seu próprio sistema operacional desenvolvido pela empresa, o icônico iOS. Chamado ainda de "iPhone OS" durante suas três primeiras versões, o sistema recebeu a nomenclatura "iOS" apenas em 2010, quando houve o lançamento do iOS 4.
Se for exibida uma mensagem solicitando a remoção temporária de apps porque o software precisa de mais espaço para a atualização, toque em Continuar para permitir a remoção dos apps. Após a conclusão da instalação, esses apps serão reinstalados automaticamente. Se você tocar em Cancelar, poderá apagar conteúdo do dispositivo manualmente e adicionar mais espaço.
Para garantir a proteção dos clientes, a Apple não divulga, não discute nem confirma problemas de segurança até que uma investigação seja conduzida e as correções ou versões estejam disponíveis. Este documento indica versões recentes, incluindo atualizações de segurança e Proteções Rápidas.
As informações sobre produtos não fabricados pela Apple, ou sites independentes não controlados nem testados pela Apple, são fornecidas sem recomendação ou endosso. A Apple não assume responsabilidade alguma com relação à escolha, ao desempenho ou ao uso de sites ou produtos de terceiros. A Apple não garante a precisão nem a confiabilidade de sites de terceiros. Entre em contato com o fornecedor para obter mais informações.
Se preferir, você pode utilizar o seu computador com Windows ou Mac para atualizar o iPhone. Não há diferença entre os dois sistemas operacionais, exceto que usuários do PC com Windows devem baixar o iTunes e instalá-lo no seu computador. Veja abaixo como prosseguir.
Se após atualizar o iPhone o app do Instagram não estiver funcionamento corretamente, o artigo Se um app encerrar inesperadamente, parar de responder ou não abrir tem passos que podem te auxiliar.
Desde 3 de novembro de 2019, o iPhone 5 exige uma atualização do iOS para manter a localização precisa do GPS e continuar usando funções que dependem de data e hora corretas, incluindo a App Store, iCloud, e-mail e navegação na web. Essa atualização é necessária devido ao problema de contagem de tempo do GPS que começou a afetar produtos com GPS ativado de outros fabricantes em 6 de abril de 2019. Até à meia-noite (UTC) de 3 de novembro de 2019, os dispositivos Apple afetados não eram impactados.
Mesmo assim, a lista de compatibilidade do iOS é bastante grande e impressiona se comparada à outros concorrentes, como o Android. Confira abaixo os modelos compatíveis de iPhones com as versões 12, 15 e 16 do iOS.
Em um Mac (macOS 10.14 ou anterior) ou em um PC com Windows: abra o app iTunes, clique no botão que se parece com um iPhone próximo à parte superior esquerda da janela do iTunes e clique em Resumo.
Se não for possível atualizar nem restaurar o iPhone, iPad ou iPod touch - Suporte da Apple
Obter ajuda para erros de atualização e restauração do iOS
Lembre-se de que todas as versões do iOS recebem variações que correspondem a pequenas atualizações. Elas são bastante importante, pois mantém o sistema seguro, com melhor desempenho, fluidez e podem, ocasionalmente, trazer novos recursos.
Se você acredita que descobriu uma vulnerabilidade de segurança ou privacidade em um produto Apple, saiba como enviar sua pesquisa.
Atualmente, o sistema mais recente disponível para usuários de iPhones compatíveis é o iOS 16. Porém, como é possível notar, nem todos os modelos de iPhone podem receber as últimas atualizações lançadas pela Apple. Isso ocorre, principalmente, pela defasagem dos componentes de hardware.
Ao realizar a atualização do iOS para versão mais recente, nenhum dado será perdido ou alterado. Ou seja, você ainda continuará usando o dispositivo normalmente, com todos os aplicativos instalados e informações mantidas. Para ter mais segurança, mantenha o iPhone com 50% (ou mais) de porcentagem da bateria ou mantenha-o conectado à tomada durante todo o processo.
Se você precisar de suporte técnico referente a um problema de segurança, como, por exemplo, a redefinição da senha do ID Apple ou a verificação de uma cobrança recente da App Store, consulte o artigo Receber ajuda para problemas de segurança.