EQST

Como Identificar Leso De Crie?

Como identificar lesão de cárie?

O método de inspeção visual para a detecção de lesões de cárie baseia-se na busca por alterações físicas no elemen- to dental, tais como cavitação, presença de sombreamento, além de mudanças na translucidez e na textura do esmalte.

Quais os aspectos radiográficos das lesões de cárie?

ASPECTOS RADIOGRÁFICOS DA LESÃO DE CÁRIE OCULTA Em muitos casos, a imagem radiográfica é vista quando a lesão avança à dentina. A técnica radiográfica interproximal é a mais indicada, mas lesões mais extensas são vistas também nas radiografias periapicais e panorâmicas.

Como identificar cárie na radiografia panoramica?

Como a radiografia panorâmica mostra a boca inteira em uma única imagem, ela não mostra os detalhes necessários para identificar uma cárie. Esse tipo de radiografia, entretanto, revela problemas como anomalias e fraturas ósseas, cistos, dentes impactados, infecções e tumores.

Qual a radiografia indicada para fazermos o diagnóstico da doença cárie?

Dentre as técnicas radiográficas utilizadas rotineiramente em odontologia, a radiografia interproximal é considerada o recurso convencional de diagnóstico mais eficaz na identificação da cárie oculta especialmente nas lesões que comprometem a dentina, onde a intervenção operatória é imprescindível.

Quais são os aspectos clínicos da lesão de cárie ativa em dentina?

Diagnóstico de cárie ativa com cavitação Ao exame clínico, quando a cavidade apresentar cor amarelada, umidade, aspecto de tecido amolecido, e, ao deslizar um instrumento cortante o tecido se destacar facilmente, essa lesão está ativa e em progressão.

Qual exame detecta cárie?

Os métodos mais tradicionais e frequentemente usados pelos cirurgiões-dentistas para a detecção das lesões de cárie são o exame visual-tátil associado ao exame radiográfico. Neste tipo de método, aspectos como textura brilho e coloração das lesões são importantes para a diferenciação das lesões ativas e inativas.

Qual incidência radiográfica é mais aconselhável para auxiliar no diagnóstico de cárie?

O exame radiográfico identificou um maior número de cáries proximais em esmalte (p<0,0001) e dentina (p<0,05), quando comparado ao exame clínico. Ao investigar o grau de concordância entre os exames, o exame radiográfico foi mais eficaz no diagnóstico de cáries proximais (p=0,0001).

Qual é a principal característica sinalizadora para classificação da atividade de cárie como ativa ou inativa?

O critério LAA (Lesion Activity Assessment) tem sido utilizado recentemente de forma complementar ao ICDAS II e identifica a atividade de cárie, possibilitando a comparação com outros métodos de avaliação da lesão cariosa (5, 6, 9, 22, 28, 35).

É possível reverter uma lesão de cárie inicial?

A doença cárie inicia na superfície do esmalte dentário primeiramente como mancha branca, que caso detectada precocemente pode ser revertida por meio técnicas não invasivas ou pouco invasivas, que são alternativas mais sensatas com o objetivo de deter o avanço da lesão no esmalte 5.

Qual técnica radiográfica é indicada para o diagnóstico de lesões de cárie em dentes posteriores?

Radiografia Convencional Quando usado como complemento ao exame clínico na detecção de cárie, nas faces proximais e oclusais pode ajudar o cirurgião-dentista chegar a uma decisão de tratamento 2. Para detecção radiográfica de cárie, a técnica mais a indicada é a bitewing, também conhecida como interproximal.