Dependendo da gravidade da hérnia de disco cervical, as formas de tratamento podem variar desde o uso de medicamentos para alívio da dor, sessões de fisioterapia, exercícios ou, em último caso, a realização de uma cirurgia na coluna.
Para quem prefere ficar de lado, o travesseiro ideal deve acomodar bem o ombro e a cabeça. “Se optar por um travesseiro baixo, poderá́ causar uma inclinação lateral da cervical. Caso seja muito alto, acontece o contrário. O ideal para quem dorme de lado é ficar com a coluna reta”, diz a fisioterapeuta.
De acordo com especialistas, o ideal é dormir de lado ou de barriga para cima, com as pernas levemente flexionadas, variando entre as duas posições. O travesseiro deve preencher completamente o espaço entre a cabeça e o colchão, alinhando a coluna cervical com o tronco e favorecendo sua anatomia fisiológica.
Para quem dorme de bruços: Apesar de não ser uma posição indicada para o sono, é recomendável utilizar dois travesseiros bem baixos, sendo um para apoio da cabeça e outro embaixo do abdômen, na altura da curvatura da cintura.
Acertar na altura, na maciez e até na fronha pode ser o passaporte para o descanso pleno e um corpo livre de dores.
A almofada ideal para dormir de barriga para cima, é de altura baixa. Para evitar a tensão acumulada na cervical. Para ajudar a lombar e pernas a relaxar, deve colocar outra almofada por baixo dos joelhos. Para que as pernas fiquem ligeiramente fletidas e a lombar perfeitamente apoiada no colchão.
Dormir de barriga para cima não é uma posição ideal, porém, não é totalmente prejudicial para o corpo. Nesta posição, as articulações relaxam, o que impede torções ou dores. Os prejuízos, no entanto, podem ser para a coluna, que não fica ereta perfeitamente.
Mas quando temos a consciência de que os pesadelos que estamos enfrentando ocorrem com determinada posição do corpo, em especial de barriga para cima, é provável que os pesadelos estejam relacionados a distúrbios da respiração durante o sono, como o ronco e a apneia do sono.