crossorigin="anonymous">
se deu quando a burguesia se aproximaram dos Reis em busca de proteção e favores. Em troca da proteção recebida, muitos burgueses doavam dinheiro ao rei, a nobreza empobrecida com o fracasso das cruzadas, também se aproximou do rei para pedir ajuda militar, a fim de reprimir as revoltas camponesas.
O Fortalecimento do poder dos Reis começa no período final da Idade Média, onde o enriquecimento da burguesia comercial gerava renda para as coroas europeias por meio do pagamento de impostos.
Resposta: comerciantes contribuíram para fortalecer o poder do rei, visto que a atividade exercida pelos mesmos gerava empregos, renda e altos impostos pagos às coroas, de modo que isso gerava dinheiro e poder para os reis, que mantinham exércitos e uma estrutura administrativa estatal.
Os burgueses possuíam muito capital acumulado, mas não tinham prestígio político para centralizar o poder. Sendo assim, aliaram-se aos reis, que também estavam interessados em fortalecer seu poder, mas não podiam contar com a nobreza para defender seus interesses, porque desta forma essa sairia prejudicada.
Os fatores era: o "mercantilismo" que iniciou-se com a utilização da pólvora, bússola, astrolábio, e navios mais grandes e fortes. As "manufaturas" que emergiam do fortalecimento das organizações dos artesãos. Sendo estas manufaturas os embriões das futuras fabricas.