Principais meios de cultura utilizados e suas aplicações
Os meios de cultura são classificados de acordo com seu estado físico, podendo ser sólido, quando possui agentes solidificantes como o ágar; semissólido, quando a consistência de ágar e/ou gelatina é intermediária, ou líquido, quando não possui solidificantes, caracterizando-se como caldo.
Entre os principais componentes de um meio de cultura estão as fontes de carbono e energia (como os açúcares), as fontes de nitrogênio, fósforo e sais minerais.
Exigências para o crescimento microbiano
Meio de Cultura Sabourad Dextrose – utilizado para cultivo de leveduras, bolores e micro-organismos aciduricos. Cultivo de fungos, especialmente nos associados com infecções de pele.
Quando uma cultura microbiana desenvolve-se em um sistema fechado, pode-se confeccionar uma curva de crescimento. Esta pode ser dividida em diferentes etapas: lag, log, estacionária e de declínio. Lag: período variável, onde ainda não há um aumento significativo da população.
A temperatura é um dos principais fatores que afetam o crescimento dos microrganismos, estimulando seu crescimento, inibindo-o ou até mesmo matando-os. Para cada microrganismo existem temperaturas mínima, máxima e ótima.
A pressão osmótica é a força com que a água se move, por meio da membrana citoplasmática de uma solução contendo uma baixa concentração de substâncias dissolvidas (solutos), para outra com alta concentração de solutos. A concentração de solutos dentro e fora da célula é importante para o metabolismo. ...
O controlo do crescimento microbiano pode ser efectuado quer através da inibição do crescimento quer da indução da morte dos microrganismos viáveis. Os agentes antimicrobianos que destroem ou tornam bactérias ou fungos inviáveis são designados bactericidas ou fungicidas.