O segredo, nesse caso, é ordenhar o excesso de leite e fazer massagens para ajudar o pequeno. “Lembre-se de que o bebê tem a boca pequena. Com a mama mais vazia, fica bem mais fácil“, diz Priscila. Segundo o neonatologista da maternidade Pro Matre Paulista, é muito comum as pessoas falarem que o leite empedrou.
Como Saber se o Leite Materno Está Sustentando o Bebê?
Especialmente no início da lactação os bebês podem não dar conta do volume produzido, por isso é importante que a mãe ordenhe algum volume antes ou após para permitir as mamas sejam esvaziadas ou amamentar com maior frequência, isso se o bebê não estiver ganhando peso.
A maior vantagem apontada relativamente ao aleitamento natural foi a comodidade e a maior desvantagem foi a dependência mãe-bebé, ou seja, o facto da mãe não se poder afastar, durante muito tempo, do bebé. Esta forma de amamentar provoca na mãe sentimentos positivos e de proximidade.
Contaminação: os leites artificiais podem ser contaminados com bactérias ao serem manipulados, especialmente se a mãe usar mamadeira; Infecções: leites artificiais não contêm fatores anti-infecciosos.