Use tem, sem acento, na terceira pessoa do singular do presente do indicativo. Use têm, com acento circunflexo, na terceira pessoa do plural do presente do indicativo. Esse mesmo fato ocorre também com o verbo “vir”: Eles vêm da casa da avó.
Contudo, a grafia do vocábulo sofreu alterações, pois, segundo as novas regras de acentuação do acordo ortográfico, o acento circunflexo não mais deverá ser utilizado em verbos com conjugações da 3ª pessoa do plural terminadas em -eem. Portanto, o correto é leem.
Significado de Leem substantivo deverbal Ação de ler, de decifrar os sinais gráficos de um texto, palavra ou frase: os analfabetos não leem. [Gramática] Grafia anterior ao Acordo Ortográfico: lêem. Etimologia (origem da palavra leem). Forma Der. de ler.
Lêem ou leem?
O verbo ler é um verbo irregular, apresentando alterações nas suas terminações, como, por exemplo, nas conjugações do presente do indicativo (eu leio, ele lê, vós ledes,...) e do presente do subjuntivo (que eu leia, que nós leiamos, que eles leiam,...).
Conjugação do verbo: ler
substantivo deverbal Ação de ler; ato de distinguir, de interpretar ou compreender um texto por saber reunir as letras, formando um conteúdo com sentido: esperava que eles lessem o discurso. Ação de tomar conhecimento de; ato de ensinar o conteúdo escrito de: o professor pediu que eles lessem o livro.
Significado de Pretérito substantivo masculino [Gramática] Tempo verbal que expressa uma ação ou estado cuja ocorrência é anterior ao momento em que se fala. adjetivo Que já passou; que não faz parte do presente nem do futuro; passado: momentos pretéritos; vida pretérita. ... Etimologia (origem da palavra pretérito).
Lê-se é a forma do verbo ler conjugado na 3. ª pessoa do singular do presente do indicativo com a partícula "se", que indetermina o sujeito.
Os verbos em língua portuguesa são classificados em regulares, irregulares, defectivos ou abundantes. A classificação está condicionada à flexão verbal e não ao significado. Verbo é a classe de palavras que tem o maior número de flexões na língua portuguesa.
Os verbos são classificados em: regulares, irregulares, defectivos, abundantes e anômalos. - Regulares: são aqueles em que o radical permanece o mesmo em toda conjugação. ... - Irregulares: são os verbos cujos radicais se alteram ou cujas terminações não seguem o modelo da conjugação a que pertence.
Existem três conjugações principais: a 1. ª conjugação para verbos terminados em -ar, a 2. ª conjugação para verbos terminados em -er e a 3. ª conjugação para verbos terminados em -ir.
Encontram-se definidas três estruturas de conjugação verbal: a 1. ª conjugação para verbos terminados em –ar, a 2. ª conjugação para verbos terminados em –er e a 3. ª conjugação para verbos terminados em –ir.
Verbos da primeira conjugação: terminados em AR
Além da terceira conjugação, existem também a primeira e a segunda conjugação verbal. Os verbos da primeira conjugação terminam em -ar, como falar, andar e amar. Os verbos da segunda conjugação terminam em -er, como compreender, correr e viver. Veja também: Verbos da primeira conjugação e Verbos da segunda conjugação.
A segunda conjugação é um desses modelos, no qual se encaixam todos os verbos regulares terminados em -er, ou seja, que possuem a vogal temática e. O modelo de conjugação verbal define as terminações nas diferentes pessoas, modos e tempos verbais.
Este verbo só é regular no Pretérito imperfeito e nos Futuros do presente e do pretérito do Modo Indicativo: ia, irei, iria; nas Formas nominais - Infinitivo: ir; Gerúndio: indo; Particípio: ido.