Erikson, assim como Sigmund Freud, acreditava que a personalidade se desenvolvia em uma série de etapas. A diferença fundamental é que Freud baseou sua teoria do desenvolvimento de uma série de etapas psicossexuais. Por sua vez, Erikson se concentrou no desenvolvimento psicossocial.
Erikson acreditava que quando os cuidadores são ausentes, inconscientes ou rejeitam a criança, o medo é aguçado e a desconfiança aumenta, mas se acontece o contrário, a criança se sente mais segura e a probabilidade de formar relacionamentos de confiança em outras etapas da vida são maiores.
Freud teorizou que o estágio fálico se desenvolvia entre a idade de 3 e 6 anos. Neste período, haveria um interesse sexual maior que faria com que a criança se sentisse fisicamente atraída ao seu genitor de sexo oposto.
A adolescência é uma fase de construção social, na qual o indivíduo se desenvolve para ocupar um cargo na sociedade. Nesse contexto, sair da infância para a vida adulta estava marcado pela independência econômica e social. ...
Período sensório-motor é o período da vida do ser humano compreendido entre o nascimento e os dois anos de idade. As principais aquisições do período sensório-motor, destaca-se a construção da noção do "eu", através da qual a criança diferencia o mundo externo do seu próprio corpo.
As três manifestações da afetividade Wallon mostra que a afetividade é expressa de três maneiras: por meio da emoção, do sentimento e da paixão. Essas manifestações surgem durante toda a vida do indivíduo, mas, assim como o pensamento infantil, apresentam uma evolução, que caminha do sincrético para o diferencial.
Organização do Trabalho Pedagógico - Pensadores da Educação - Vygotsky. objeto passa por outra pessoa.” Lev Semenovitch Vygotsky enfatizava o papel da linguagem e do processo histórico social no desenvolvimento do indivíduo. Sua questão central é a aquisição de conhecimentos pela interação do sujeito com o meio.