Isso significa que devem ser trabalhados, de forma transversal, nas áreas e/ou disciplinas já existentes”. Por meio dessa proposta, as instituições de ensino devem abordar durante as aulas valores referentes à cidadania, como: Ética, Saúde, Meio Ambiente, Orientação Sexual, Trabalho, Consumo, Pluralidade e Cultura.
No âmbito dos PCNs, a transversalidade diz respeito à possibilidade de se estabelecer, na prática educativa, uma relação entre aprender conhecimentos teoricamente sistematizados (aprender sobre a realidade) e as questões da vida real e de sua transformação (aprender na realidade e da realidade).
Dos temas contemporâneos transversais listados, os que podem ser trabalhados de acordo com minha graduação são/ Meio Ambiente, Saúde, multiculturalismo, Economia, Ciência e Tecnologia e Cidadania e Civismo.
Os temas transversais, nesse sentido, correspondem a questões importantes, urgentes e presentes sob várias formas na vida cotidiana. Com base nessa idéia, o MEC definiu alguns temas que abordam valores referentes à cidadania: Ética, Saúde, Meio Ambiente, Orientação Sexual, Trabalho e Consumo e Pluralidade Cultural.
Os temas transversais são cursados apenas uma vez ao longo do curso e sua validação ocorre somente no final do semestre letivo. O conteúdo está disponível na Área do aluno>>Blackboard>>Temas transversais (vale 40 horas de AACC, sendo obrigatória a realização da mesma).
Horas complementares são atividades exigidas em cursos de bacharelado que têm como objetivo expandir a visão do aluno sobre a sua área de atuação. Elas podem ser adquiridas por meio de estágios, cursos, monitoria, intercâmbio, pesquisas científicas e trabalhos voluntários.