A dependência da temperatura da condutividade elétrica segue um padrão geral. O metal é um condutor e possui menor condutividade em temperaturas mais altas. O vidro é um isolante e mostra maior condutividade em temperaturas mais altas.
Isopor, borracha, madeira seca, vidro, entre outros, são exemplos de materiais isolantes elétricos. Os materiais denominados de semicondutores possuem propriedades elétricas intermediárias entre condutores e isolantes.
Condutores são meios ou materiais que transmitem o calor ou eletricidade mais facilmente. Obs.: Os bons condutores de calor também são bons condutores de eletricidade. Isso ocorre por causa das interações dos elétrons no material. Isolantes é o inverso, são maus condutores de calor e de eletricidade.
Elétrons "livres" estão presentes em materiais condutores. São assim chamados porque possuem um único elétron na camada mais externa do Átomo, possibilitando assim, uma tendência maior que o átomo tem de perder esse elétron para outro.
Elétrons livres são aqueles que ao receber energia "pulam" para outra camada eletrônica. Eles estão presentes somente nos materiais condutores, em alguns sólido e em soluções. As substâncias metálicas são ótimas condutoras de eletricidade no seu estado sólido, devido a presença de elétrons “livres” na ligação metálica.
Os maus condutores de eletricidades são; a borracha, o plástico, a cerâmica e etc. Esses objetos são muito importantes, pois, eles fazem com que não ocorra curto-circuitos. Nesses materiais , os elétrons não conseguem se movimentar com facilidade.
Pegue um do fios e, com a fita isolante, cole uma das pontas descascadas ao polo negativo da pilha. Conecte o fio à lâmpada. Conecte a outra ponta do fio à lâmpada usando a fita isolante e faça o mesmo com uma das pontas do outro fio. Conecte o outro fio à pilha.