Chama-se de pigmento um material colorido, finamente dividido, suspenso em um líquido que é usado para pintar, ou seja, uma tinta. ... Os pigmentos não servem apenas para dar cor à tinta, eles são úteis também para dar consistência e para ajudar a tinta a secar. Um corante pode ser pigmento ou tintura.
São compostos químicos com estruturas variadas responsáveis pela coloração das plantas e dos animais, deste modo, quase todos as células contém pigmentos. Quando existe a ausência destes pigmentos em seres, são chamados de albinos.
Em um recipiente, coloque 25 mililitros de cola branca, a mesma medida de água e 12,5 gramas (ou uma colher de sopa bem cheia) de urucum. Para conseguir tons mais escuros ou mais claros, ponha mais ou menos corante. Misture tudo com a colher e coloque em um potinho para uso. Esse tipo de tinta é solúvel em água.
Para fazer geotinta, então se usa 6 partes de argila, 1 parte de cola branca e 10 partes de água. A cola branca ajuda na fixação da tinta e pode ser usada sem problemas, já que é atóxica. Essa é a mistura base para a tinta. Para obter uma cor mais clara, basta adicionar cal.
Como fazer Para fazer a base da tinta de rosto, misturem partes iguais de amido de milho e loção facial. Acrescentem o óleo vegetal, que evita que a massa esfarele. A tinta deve ficar macia e sem água!
Modo de preparo:
Como misturar tintas de parede para criar cores novas
A tinta pigmentada tem maior tendência a provocar entupimento se não haver uso constante. O outro ponto é que você não deve misturar a tinta corante com pigmentada, em alguns casos a reação química ocorre instantaneamente fazendo a tinta coagular e obstruir o cabeçote na hora.
1- Mergulhe 1,5 cm do cartucho ressecado (a parte da cabeça da impressão) em um pote com a água na temperatura média de 60º por uma hora mais ou menos. A tinta irá derreter e depois é só secar bem o cartucho antes de colocá-lo na impressora.
Existem três formas de saber se a sua impressora utiliza tinta corante ou pigmentada: Imprima uma foto ou desenho colorido em uma folha de papel sulfite e coloque a folha embaixo de água corrente. Se a impressão borrar ou escorrer, a tinta é corante. Se nada acontecer, a tinta é pigmentada ou similar.
As tintas sublimáticas, que também são conhecidas como tintas para sublimação, são mais caras que as pigmentadas e corantes, já que possuem um processo de fabricação mais complexo. Esse tipo é destinado para fazer sublimação.
A tinta Epson Pigmentada é uma das que podem ser utilizadas nas impressoras Epson com sistema bulk ink e ecotank da séries L como as EPSON L110, EPSON L120, EPSON L210, EPSON L220, EPSON L350, EPSON L355, EPSON L365, EPSON L375, EPSON L380, EPSON L385, EPSON L395, EPSON L396, EPSON L495, EPSON L575, EPSON L850, EPSON ...
A maioria das pessoas usa papel glossy (fotográfico) adesivo para personalizar lembrancinhas. Nestes papéis fotográficos o ideal é usar tinta corante. Alguns optam por usar tinta pigmentada por ela não desbotar tão facilmente, porém esta tinta tende a ser incompatível com este papel.
Tinta para papel fotográfico adesivo A tinta pigmentada é a mais aconselhada para papel fotográfico (não desbota nem com água e possui mais cores). Ela é perfeita para garantir mais vivacidade para as fotos adesivas. Já a tinta corante é menos resistente, por isso, menos indicada.
É quase unanimidade que as Epson's são as mais recomendadas e vejamos os modelos mais indicados: