IPVA. O IPVA – Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores - é um imposto estadual pago anualmente pelo proprietário de todo e qualquer veículo automotor ao qual seja exigido emplacamento. Do total arrecadado, 50% cabe ao Estado e 50% ao Município onde ocorreu o emplacamento.
Os valores da alíquota do tributo variam de 1% a 4% sobre o valor venal do veículo, que tem como base a tabela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas). Caso o proprietário opte por dividir, ele poderá parcelar em até seis vezes, desde que o vencimento da última parcela ocorra até dezembro de 2021.
A Secretaria da Fazenda é responsável pela arrecadação do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) no Estado de São Paulo. Para mais informações sobre débitos, restituições, dispensa ou isenção do pagamento do IPVA acesse o portal www.fazenda.sp.gov.br ou ligue para
Contribuinte do IPVA é o proprietário que constar como tal no Cadastro de Contribuintes do IPVA. Normalmente, é aquele constante no Certificado de Registro de Veículo (CRV), documento de registro do veículo emitido pelo Detran.
O IPVA incide sobre a propriedade de veículos automotores. ... Desde então a competência para instituir o imposto sobre propriedade de veículos automotores pertence aos Estados e ao Distrito Federal. Hoje, a competência para sua instituição está asseverada no art. 155, III, da CF/88, com redação dada pela EC nº3/1993.
Gasolina comum chega a R$ 6 no Acre e se torna a mais cara do Brasil; veja o ranking.
A alta nos preços de combustíveis vai começar a pesar no bolso da população, porque a tendência é que os donos de postos repassem a maior parte da alta para as bombas. Consequentemente, isso também vai se refletir na inflação. ... Com a inflação mais alta, o resultado é a diminuição no valor de compra.