Resposta: *De acordo com as análises de Max Weber a religião é uma ação social racional com relação à valores, é também uma ação social tradicional e afetiva. E hoje em dia, na minha opinião, uma ação social racional com relação à fins.
Sendo assim, projeto social é: um plano ou um esforço solidário que tem como objetivo melhorar um ou mais aspectos de uma sociedade, potencializando a cidadania, consciência social dos indivíduos (…). ... é uma forma de organizar ações para transformar uma determinada realidade social ou institucional.
Os entrevistados que costumam ir à igreja ou a cultos e serviços religiosos dizem que têm esse hábito porque, entre outros motivos, gostam de rezar ou de orar (21%), porque se sentem bem, fortalecidos ou em paz (19%), para pedir uma graça (13%), para escutar pregações ou sermões (12%), para se aproximar, cultuar e ...
As crenças religiosas ajudam os seres humanos a se organizar e dar sentido a suas vidas. E em todas as culturas, e até mesmo entre ateus, os rituais podem ajudar a pontuar eventos importantes da vida.
As principais características do sentimento religioso congregam o sentimento de dependência, de consciência do mistério que envolve a vida, da necessidade de pertencer e de se sentir seguro, do medo, do amor e do maravilhar-se, da alegria de desejos múltiplos e da busca por um significado para a existência humana.
O Ensino Religioso Escolar é hoje caracterizado como Componente Curricular da Educação Básica com currículo próprio e integrante da Base Nacional Curricular Comum. Porém, hoje é regida pela Ciência da Religião que visa estudar, sobretudo o fenômeno religioso e a ideia de sagrado. ...
Enquanto componente curricular o Ensino Religioso consiste em relevante importância na sala de aula diante do atual contexto educacional, que busca cada vez mais uma concepção de formação integral e cidadã, de valorização, de reconhecimento e respeito às diferentes religiões, sobretudo as menos hegemônicas, tidas como ...
O grande desafio do Ensino Religioso é solidificar-se como área de conhecimento, ou seja, demonstrar que estudo da religiosidade no contexto escolar não é uma área de “todos” e não é uma área de “ninguém” (SILVA, 2010, P. 13).
O que é o Ensino religioso: Ela é uma disciplina que se caracteriza pela busca da compreensão das diferentes formas de religião, explorando temas de seu interesse de maneira interdisciplinar, através de atividades que estimulem, sobretudo, o diálogo e o respeito entre religiões.
É um novo paradigma que abre espaço às diversas cosmovisões religiosas, que por meio do diálogo e alteridade busca o entendimento, a paz e a tolerância entre os indivíduos. Pluralismo religioso representa a liberdade religiosa dos homens e a valorização de todas as manifestações religiosas.