Custos da Qualidade
Os custos da não qualidade estão relacionados a falhas internas, refugos, retrabalhos, ações corretivas, erros de projetos, falhas na produção, acabamentos mal feitos, desperdícios, maus planejamentos e entre outros.
Custo da qualidade é a soma dos custos envolvidos no processo para se atingir os padrões de qualidade pré estabelecidos no projeto do produto ou serviço.
Custos de Controle são aqueles incorridos durante o processo produtivo onde o objetivo é detectar anomalias no processo o quanto antes e alinhar as atividades de forma a garantir a qualidade do produto final.
A ISO 9001 é a responsável pelo sistema de gestão de qualidade. Ela é o fundamento para a otimização dos processos de funcionamento das organizações. Quando se trata de redução de custos e melhorias, é previsto que o SGQ auxilie o gestor a localizar e retificar processos ineficientes dentro da empresa.
Os custos de avaliação, também chamados de verificação, tem origem num processo de inspeção em que os resultados são avaliados para determinar se as atividades estão sendo conduzidas corretamente, de conformidade com os padrões e procedimentos estabelecidos.