Você já observou a grande diversidade de cores e de texturas que a terra possui? Diferentes tonalidades de marrom, cinza, amarelo, matizes avermelhados, preto e até branco colorem e revelam propriedades físicas, químicas e mineralógicas do solo.
O projeto Cores da Terra foi criado em uma aula de geografia, em 2004, pelo professor Anôr Fiorini de Carvalho, com a intenção de resgatar e aperfeiçoar conhecimentos de produção de tintas à base de pigmentos e cargas de base mineral, extraídos do solo, para uso na atualidade.
Sobre a cor da terra ser diferente dependendo do lugar, podemos dizer que os solos são diferentes pois passam por processos de formação diferenciados em decorrência do clima, do tipo de vegetação e vida orgânica e, ainda, dos diferentes tipos de rochas dos quais os solos se formam (siim, os solos se formam a partir de ...
Para fazer as cores, siga os seguintes procedimentos:
O mais indicado é colocar 20% de água na primeira demão de tinta e 10% na segunda e terceira demão, caso você utilize um compressor dilua 30% de água. Porém é preciso prestar bastante atenção no momento de diluir a água na tinta, não tem segredo, mas se não fizer tudo certo você poderá gastar mais do que imaginava.
Dicas extras para renovar paredes descascadas e mofadas
Vamos lá!
Retirar toda a tinta que se está a soltar ou com má aderência, lixar toda a área para a uniformizar, aplicar um primário indicado para o tipo de suporte, deixar secar, e depois pintar com uma tinta adequada, lixando suavemente entre demãos.
▪️ Com a ajuda de um rolo de tinta, passe o adesivo líquido na parede. Ele funciona como uma espécie de cola que ajudará a argamassa a fixar melhor na parede. ▪️ Enquanto o adesivo líquido termina de secar, faça uma mistura de argamassa e impermeabilizante. Você pode utilizar tanto a argamassa pronta quanto em pó.
Passo a passo: massa-corrida
Como tirar umidade da parede do quarto?
Em boa parte dos casos, a umidade é consequência de problemas com e planejamento da obra, falta de proteção nas paredes ou desconhecimento sobre a impermeabilização adequada para cada área, além da aplicação incorreta dos produtos.
Os esporos produzidos pelo mofo e que pairam pelo ar podem criar quadros alérgicos e de rinite, agravar a asma, causar tosse seca, dores de cabeça e transmitir bactérias que levam a infecções. Casos de pneumonia também podem ser desencadeados em pessoas que convivem em locais onde há a incidência de bolor.
Como tirar umidade da parede passo a passo
Para detectar uma infiltração, fique atento a sinais de danos causados pela água, como descascamentos na tinta ou no papel de parede e manchas desbotadas. Cheiros estranhos também podem indicar um vazamento interno. Para descobrir o local exato da infiltração, abra a parede ou use um hidrômetro.
No caso de uma infiltração nas paredes internas do imóvel, o problema tem caráter estrutural. Portanto, é responsabilidade do proprietário resolver e arcar com os custos do conserto.
A infiltração é o processo pelo qual a água (que pode ser proveniente de chuvas ou de algum vazamento) ou outro líquido atravessa as estruturas do imóvel, o que pode levar a prejuízos e danos estruturais. Em geral, ela acontece quando a estrutura da superfície não foi impermeabilizada corretamente.