Introdução: O Linalol é um metabólito secundário, componente de óleos essenciais aromáticos de origem vegetal, sendo uma das substâncias mais importantes na indústria farmacêutica; é utilizado como fixador de fragrâncias, mas também pela medicina popular para efeitos anti-inflamatórios, analgésicos, hipotensores, ...
O linalol (3,7-dimetil-octa-1,6-dien-3-ol) é um monoterpeno referido como um componente prevalente nos óleos essenciais em várias espécies de plantas aromáticas, presente em 2 isômeros espaciais.
O citronelol é usado em perfumes, em repelentes de insectos e em alguns protectores solares. Trata-se de um bom repelente de mosquitos a curtas distâncias, mas a capacidade de protecção diminui grandemente quando o sujeito se distancia da fonte.
C10H12O2
O linalol é uma substância isolada do óleo de alfazema e possui a seguinte fórmula estrutural: OH. H3C – C = CH – CH2 – CH2 – C – CH = CH2.
Um tipo de cadeia aberta, também denominada como acíclica ou alifática, possui átomos de carbonos que se ligam e mantêm as suas extremidades livres. Esse tipo de estrutura não forma ciclos fechados.
As cadeias carbônicas podem ser classificadas em: abertas ou fechadas, normais ou ramificadas, saturadas ou insaturadas e homogêneas ou heterogêneas. Existem milhões de compostos orgânicos cujas estruturas formadas principalmente por átomos de carbono são chamadas de cadeias carbônicas.
Por fim, observa-se que a estrutura não forma nenhum circulo ou anel, estando a cadeia de forma aberta, devido a isso, podemos afirmar que a cadeia carbônica é acíclica. Logo, de acordo com as conclusões obtidas a cima, podemos afirmar que a cadeia carbônica do EDTA é acíclica, saturada e heterogênea.
Ácido etilenodiaminotetracético (EDTA) é o quelante mais usado em química analítica. Praticamente todos os elementos da tabela periódica podem ser determinados com EDTA, seja por titulação direta ou sequência de reações indiretas. O EDTA é um ligante hexadentado.
Cadeia fechada ou cíclica: não apresenta extremidades e os átomos fecham em pelo menos um ciclo. As cadeias fechadas ou cíclicas ainda se dividem em dois grupos: aromáticas e não aromáticas. ... As polinucleares podem ser isoladas (núcleos não compartilham átomos) ou condensadas (núcleos compartilham átomos).
Edta dissódico (quelante) é um agente sequestrante que atua em faixa de pH ácido e neutro. Principais Propriedades : Elimina impurezas metálicas e é um potencializador do efeito conservante e antioxidante.
Os agentes seqüestrantes têm a função de agir no sistema conservante e interferem nos íons responsáveis pela dureza da água, principalmente os íons Cálcio (Ca+2), Magnésio (Mg+2) e Ferro (Fe+3). São responsáveis pela estabilidade de um sistema. Os agentes seqüestrantes agem, principalmente na água dura. ...
O EDTA é um ácido que atua como ligante hexadentado, ou seja, pode complexar o íon metálico através de seis posições de coordenação. ... Também é usado durante tratamento endodôntico por ter uma função quelante e retirar íons cálcio (Ca2+). Essa afinidade com o cálcio, faz com que seja também utilizado como anticoagulante.
Os pré-tratamentos do tipo quelante tem como principal função a remoção de resíduos, em especial pequenas partículas metálicas que podem ficar depositadas nos fios de cabelo.
A melhor forma de tratamento é tomar um antifúngico e usar um shampoo antifúngico, ambos receitados pelo dermatologista, além de manter uma boa higiene capilar.
Detox capilar nada mais é do que um procedimento, que pode ser feito em casa ou no salão, e que promove uma limpeza profunda do couro cabeludo e dos fios. O objetivo, portanto, é eliminar as impurezas que são acumuladas diariamente, seja com poluição ou até mesmo pelo excesso de produtos.
O que é o detox capilar? O detox promove uma limpeza mais profunda dos fios e couro cabeludo, eliminando as impurezas que se acumulam no dia a dia - como poluição, oleosidade e mesmo o excesso de produtos capilares. ... Além de limpar, a desintoxicação estimula a oxigenação e a circulação no couro cabeludo.
Melhores produtos para usar no detox capilar Um deles é o shampoo S.O.S Bomba Detox com carvão ativado, mentol e argila verde, que garante diminuição da oleosidade em 7 dias e crescimento capilar comprovado em 15 dias, além de fios mega saudáveis e sem ressecamento.
O processo consiste em aplicar uma loção desintoxicante, fazendo massagens, sem usar as unhas, em seguida uma limpeza profunda e uma boa hidratação.
Ingredientes
1- Com os cabelos úmidos, aplique um pouco de shampoo esfoliante no couro cabeludo; 2- Massageie a região suavemente com as pontas dos dedos e com movimentos circulares; 3- Deixe agir por alguns minutos; 4- Enxágue até remover todo o produto da região e finalize como de costume.
Aprenda a fazer o peeling caseiro de açúcar e mel
Com a quantidade de shampoo que você está acostumada a usar, coloque três colheres de café do esfoliante natural de sua preferência em um recipiente e mexa bem. Agora é só aplicar a misturinha, mecha por mecha, e massagear o couro cabeludo por cinco minutinhos, lavando normalmente em seguida! Muito prático e fácil!