Jesus proferiu várias parábolas referindo-se diretamente ao Reino de Deus e que, freqüentemente, revelam uma perspectiva escatológica: as sete parábolas do "Discurso das Parábolas" em Mateus 13, a Parábola do Banquete de Casamento, a Parábola das Dez Virgens e a Parábola dos Talentos.
Nos livros bíblicos de Mateus, Marcos, Lucas e João, há 39 parábolas que estão espalhadas por toda a Bíblia. Muitas delas são repetidas ao longo destes quatro livros, sendo que a maioria está em Mateus, Marcos e Lucas. Parábolas foram utilizadas por Jesus Cristo para ensinar aos outros como viver a vida à sua maneira.
Parábolas. Mateus 13 consiste basicamente de sete parábolas e seis delas se iniciam com a frase "O reino dos céus é semelhante..." (a exceção é a Parábola do Semeador).
O Evangelho de Marcos narra o ministério de Jesus, desde Seu batismo por João Batista até Sua Ascensão. ... Todos os quatro evangelhos canônicos são anônimos, mas a tradição cristã primitiva identifica autor deste evangelho como Marcos, o Evangelista, de quem se diz ter baseado este trabalho sobre o testemunho de Pedro.
Se ler a bíblia em família é um hábito tradicional na sua casa, para auxiliar a criação de seus filhos, sugerimos, então, 11 parábolas:
São Marcos Evangelista, foi um discípulo de São Pedro. Foi o autor do Evangelho Segundo São Marcos e o fundador da Igreja de Alexandria. São Marcos era de origem hebraica, da tribo de Levi. Como era costume entre os hebreus, São Marcos recebeu dois nomes, um hebreu – João e outro romano – Marcos.