O tapete mágico (ou ainda tapete voador) é um tapete lendário das histórias das Mil e Uma Noites, a que se atribuía a capacidade de voar, transportando uma ou mais pessoas.
1. Deslocar-se em meio de transporte aéreo (ex.: perdeu o medo de voar; amanhã voamos para Paris). 3. Mover-se e manter-se no ar por meio de asas ou de meios mecânicos (ex.: as aves voam; o avião voava baixinho).
Alice Ferreira: Ler é viajar sem sair do lugar, voar... Ler é viajar sem sair do lugar, voar sem ter asas, caminhar sem tirar os pés do chão, sonhar acordado, navegar em um mar de palavras, soltando a imaginação …
É como juntar as duas melhores formas de viajar em uma só experiência! ... Livros são ótimos companheiros de viagens. Com livros, podemos conhecer o mundo sem sair do lugar, ou podemos ter vontade de conhecer um novo lugar graças a um livro que lemos.
Experiência. Dois fatores são fundamentais para definir a modalidade – tempo no ar, acrobacias ou distância – de uma aeronave de papel: modelo e forma de jogar. "Para atingir distância, ele deve ser mais comprido e não ter asas largas. Asas largas são para planador", explica o professor Paulo Henrique Neiva de Lima.
Use folhas adequadas para não deixar o seu avião pesado: papel sulfite A4 ou folhas de caderno dão um resultado bacana. …Segure o papel próximo ao bico e preste atenção no ângulo, que deve estar entre 45 e 60 graus. Se o seu avião foi feito para planar bastante tempo, jogue-o para cima, a um ângulo de 90o.
Passos
1 – Flores de papel sulfite Para esse primeiro modelo, você vai precisar de duas folhas de papel sulfite A4, um grampeador, cola, tesoura e uns 3 minutos. Faça uma dobra da largura de dois dedos. Vire a folha e repita a dobra, até dobrar o papel inteiro. Repita esse processo com a outra folha.