As políticas sociais têm suas raízes nos movimentos populares do século XIX, voltadas aos conflitos surgidos entre capital e trabalho, no desenvolvimento das primeiras revoluções industriais.
é difícil indicar um período específico para o surgimento das primeiras iniciativas reconhecíveis de políticas sociais, podendo ser situadas no pós-2ª Guerra Mundial (1945), quando se deu a passagem do capitalismo concorrencial para o capitalismo monopolista, especialmente em sua fase tardia.
O Serviço Social está diretamente vinculado às demandas construídas no complexo das contradições produzidas pelo conjunto das relações sociais de produção e reprodução da sociedade capitalista em sua fase monopolista.
As questões sociais estão relacionadas com a estrutura da comunidade, incluindo os conflitos entre os interesses dos membros da comunidade, e estão além do controle um indivíduo isoladamente.
Educação insuficiente, desemprego, violência e criminalidade, escassez de moradia, saúde precária, falta de saneamento são alguns dos problemas sociais do Brasil.
Os maiores problemas do Sul é a acentuada desigualdade na distribuição de renda, no contraste entre a riqueza de poucos e a pobreza de muitos.