"Pra", "pro", "pras" e "pros" são contrações de "para a", "para o", "para as" e "para os". Ao escrever, devemos optar pela forma "para", exceto em textos especiais (letra de música, poemas, frase de publicidade, cartas pessoais, e-mails), onde podemos usar o “pra” se quisermos. Na fala, aceita-se o uso da forma "pra".
Apenas duas palavras permanecem acentuadas para se distinguir pelo acento gráfico: pôr (verbo) para diferenciar de por (preposição) e pôde (verbo na 3ª pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo) para diferenciar de pode (3ª pessoa do singular do presente do indicativo).
Significado de Pára substantivo Ação do verbo parar; interrupção do desenvolvimento ou da ação de alguma coisa; ação de acabar com um processo; ação de deixar de se movimentar. [Gramática] Forma alterada pelo Acordo Ortográfico; nova grafia: para. Etimologia (origem da palavra pára).
O modo correto de escrita da forma conjugada do verbo parar é para, sem acento agudo: Para, por favor! Para com isso!
5) Pois bem. O Acordo Ortográfico de 2008 manteve, de modo taxativo, o acento circunflexo diferencial em pôde (terceira pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo de poder) para diferenciá-la de pode (terceira pessoa do singular do presente do indicativo de poder).
O monossílabo terminado em “o” é acentuado assim como a oxítona terminada em “o”: Pó e Cipó, do mesmo modo, Dói e Herói são acentuados por serem, respectivamente, um monossílabo tônico e uma oxítona terminados em ditongo aberto.
♥ Pôde: Pôde, com acento circunflexo, indica que o verbo “poder” está conjugado na 3ª pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo, indicando que uma ação já foi terminada, realizada. Observe os exemplos: Infelizmente ele não pôde vir à festa da escola. Ele não pôde atender o celular porque estava dirigindo.
Pôde – “Pôde”, com acento circunflexo no “o”, indica que a ação foi tomada e concluída no passado. Trata-se da forma da 3ª pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo do verbo “poder”. ... Pode – A forma “pode”, sem acento circunflexo no “o”, indica que a ação ocorre no momento em que se fala.
2) Como você pode fazer para dobrar o tamanho da figura a seguir: * 1 ponto a) Dividir as medidas dos lados por 4; b) Dividir as medidas dos lados por 2; c) Multiplicar as medidas dos lados por 3; d) Multiplicar as medidas dos lados por 2.
Resposta. a) Dividindo 1000 por 6, encontramos: 1000 = 166.
8 dicas
Veja abaixo como começar esta missão pessoal e inspire-se.
Dicas para tornar o mundo mais sustentável
Quando falamos em sustentabilidade, logo nos vem à cabeça palavras como: meio ambiente, ecologia reciclagem, alterações climáticas e "salvar o planeta".
Resposta: Consciência ecológica: Aparece no momento da aquisição de um bem, indicando a preferência por produtos, serviços e empresas ecologicamente corretos. ... Essa fase lembra os cuidados com o meio ambiente no fim do ciclo de vida dos produtos, referindo-se ao comportamento ambiental.
ONU estabelece três pilares para o desenvolvimento sustentável dos países: econômico, social e ambiental. A construção do conceito de desenvolvimento sustentável continuou durante a Cúpula Mundial sobre o Desenvolvimento Sustentável, da ONU, realizada em Joanesburgo, África do Sul, em 2010.
POL-0016-G - Política Anticorrupção. Conceitos e Princípios da Política de Sustentabilidade: ... A concretização desses princípios se dará a partir de três dimensões: o Operador Sustentável, o Catalisador do Desenvolvimento Local e o Agente Global de Sustentabilidade.
Atualmente, essa ideia é dividida em três principais pilares: social, econômico e ambiental. Para se desenvolver de forma sustentável, uma empresa deve atuar de forma que esses três pilares coexistam e interajam entre si de forma plenamente harmoniosa.
O desenvolvimento sustentável é firmado no tripé social, ambiental e econômico. O seu objetivo é a redução das desigualdades sociais, evitar a degradação ambiental e promover o crescimento econômico, sem a exploração descontrolada dos recursos naturais.
O princípio da sustentabilidade pressupõe a gestão racional dos recursos naturais, protegendo o meio ambiente (para proteção da própria saúde e vida humanas) e todas as demais formas de vida, preservando-os para as presentes e futuras gerações.