O Present Perfect Simple é formado pelo verbo auxiliar to have (have/has) conjugado no Simple Present (presente simples) + o particípio passado (Past Participle) do verbo principal. Exemplo: I have known Victoria for a long time. ... Já o Simple Past não apresenta verbo auxiliar na sua conjugação.
Present Perfect
Se a ação ainda tiver resultados ou influência no presente, use o present perfect. Se a ação não tiver resultados ou influência no presente, use o simple past. Se a ação não apenas estiver completamente isolada no passado, mas formar uma sequência com uma posterior, use o past perfect.
Quando utilizar cada um dos tempos verbais No present perfect continuous algo aconteceu no passado, mas continua acontecendo no presente. Já no present perfect, algo aconteceu no passado, mas você não continua fazendo.
Quando temos have been, a coisa é mais simples. Have been indica que a ação começou no passado e ainda continua no presente. Por exemplo: Natalie has been reading novels (Natalie tem lido romances). Pelo uso de have been, sabemos que ela continua lendo romances.
Como verbo auxiliar: O To have tem a função de auxiliar de outros verbos para formar tempos como o present perfect tense / tempo presente perfeito e past perfect tense / tempo passado perfeito. Neste caso, o verbo to have é traduzido para o português como haver.
Quando do e does são utilizados como verbo auxiliar, o verbo principal é usado no infinitivo sem o to. ... Em ambas as frases, o to não foi utilizado, ou seja, utilizou-se o infinitivo sem o to. As formas do not e does not usadas em frases negativas também podem ser escritas na forma contraída: Do not = don't.
Formação do Simple Past. A formação básica do Simple Past é feita com o uso do auxiliar did nas formas negativa e interrogativa, e com o acréscimo de –ed, –ied ou –d ao final do verbo principal no infinitivo, sem o to, na forma afirmativa. Observe as tabelas abaixo e confira exemplos de conjugação do Simple Past.
Did
I, you, he, she, it, we, you, they went (passado do verbo go = ir).
The verb of the day is: go. Ir. Past. Went.
Como eles são escritos de modo diferente, não seguem a regra, eles são chamados de verbos irregulares. Veja alguns exemplos abaixo: have – had – had [não escrevemos haved ] go – went – gone [não escrevemos goed ]