Assim, quando consideramos as Condições Normais de Temperatura e Pressão (CNTP), em que a pressão é igual a 1 atm e a temperatura é de 273 K (0ºC), temos que o volume ocupado por 1 mol de qualquer gás sempre será de 22,4 L. Esse valor corresponde ao volume molar dos gases.
Em diversos problemas envolvendo substâncias gasosas, é mencionada a sigla CNTP, que quer dizer Condições Normais de Temperatura e Pressão.
Sabendo que o volume de 1 mol de gás na CNTP é 22,4 L, basta multiplicar por 2 para saber o volume de 2 mol. Temos então a resposta, 2 . 22,4 = 44,8 L – letra “d”.
Quanto menor for a pressão atmosférica, mais rapidamente essa igualdade acontecerá e menor será a temperatura da água para que ocorra. Sabemos que quando a pressão atmosférica é de 1 atm, a água entra em ebulição a 100°C mas, se diminuirmos a pressão, ela ferverá a uma temperatura menor, nunca atingindo os 100°C.
A altitude influencia o clima, sobretudo através da pressão atmosférica. Sabe-se que a pressão do ar é responsável pelo aumento das temperaturas. Assim, quanto maior a pressão, mais quente fica; quanto menor a pressão, mais frio.
Os principais fatores climáticos são: latitude, altitude, maritimidade e continentalidade, massas de ar, vegetação, correntes marítimas e até o relevo.
Os fatores que influenciam o clima são aqueles que nos explicam a variação dos elementos climáticos. Os principais fatores climáticos são: a latitude, a altitude, as massas de ar, a continentalidade e a maritimidade, as correntes marinhas, o relevo e a vegetação.
Existe uma série de fatores que influenciam o clima, como a latitude, a altitude, as massas de ar, as correntes marinhas e a maritimidade ou continentalidade, isso sem falar da ação humana. A Latitude é um dos fatores que mais interferem no clima.
Resposta. Resposta: Os principais fatores climáticos são: latitude, altitude, maritimidade e continentalidade, massas de ar, vegetação, correntes marítimas e até o relevo.
Quanto maior a continentalidade, menor é a umidade e maior é a amplitude térmica. Quanto maior a maritimidade, maior é a umidade e menor é a amplitude térmica. Isso significa que as áreas localizadas no interior dos continentes (continentalidade) variam mais as suas temperaturas.
Resposta. Os fatores são elementos naturais ou não que exercem influencia sobre o clima de uma determinada região,os principais fatores do clima são: altitude, latitude, continentalidade, maritimidade, relevo, vegetacão, massas de ar e urbanização.
Os elementos climáticos ou atmosféricos são aqueles que conferem ao clima a sua dinâmica. São eles: pressão atmosférica, temperatura, radiação solar e umidade.
O estado da atmosfera pode ser descrito por variáveis que caracterizam sua condição física. Essas variáveis são o que chamamos de elementos meteorológicos: temperatura do ar, umidade relativa do ar, velocidade e direção do vento, precipitação, pressão atmosférica, radiação solar, etc...
Resposta. Resposta: Recebe frentes de massas de ar que vêm carregadas de umidade do Atlântico, impulsionadas por frentes frias, o que favorece as ocorrências de chuvas, inclusive as mais intensas com mais de 100mm.
2.
Entre as variáveis climáticas, destacam-se a temperatura, a umidade relativa do ar, a radiação solar, a nebulosidade, as chuvas ou precipitações pluviométricas, a pressão atmosférica, os ventos, etc. Essas variáveis oscilam no tempo e no espaço, em função dos fatores climáticos.
As variáveis de conforto térmico dependem da atividade física (metabolismo), da resistência térmica oferecida pela vestimenta e dos parâmetros ambientais (temperatura do ar, temperatura radiante média, velocidade do ar e umidade relativa do ar).
As diferenças são de escala: o macroclima refere-se ao clima de uma região – por exemplo, Serra Gaúcha; o mesoclima refere-se ao clima de um local – por exemplo, Vale Aurora, em Bento Gonçalves; já o microclima refere-se às condições climáticas de uma superfície relativamente pequena, como a de um vinhedo ou mesmo a de ...