Sempre que possível, o banho deve ser preferencialmente no chuveiro, mesmo com o uso de cadeiras próprias para atividade. O leito só deve ser usado para o banho quando o paciente não tiver qualquer condição de se mover.
Material necessário para dar banho no leito
Manter decúbito elevado, a pelo menos 30° (ou posição vertical, caso o paciente esteja em uma cadeira), durante a administração da dieta e de 30 a 60 minutos após o término da administração para evitar o refluxo gastroesofágico e a aspiração broncopulmonar.
- Mexa-se, mude de posição sempre que possível. - Peça ajuda à equipe de enfermagem para que o reposicione a cada duas horas no leito ou a cada uma hora na poltrona.
Deve-se evitar também o contato do paciente com pessoas com doenças possivelmente contagiosas (resfriados, “viroses”, conjuntivite, catapora etc.).
Quem utiliza não quer se tratar, ou faz o tratamento ou utiliza o álcool (E10). É burrice beber porque se sabe que faz mal e prejudica a si mesmo (E11). O consumo joga fora a oportunidade de se tratar, de melhorar o mais rápido possível. Prejudica a saúde (E12).
O tratamento é gratuito, ofertado no Sistema Único de Saúde (SUS) e dura, em média, seis meses. Apesar da melhora dos sintomas já nas primeiras semanas após início, a cura só é garantida ao final do esquema terapêutico.
A tuberculose é uma doença de transmissão aérea e se instala a partir da inalação de aerossóis oriundos das vias aéreas, durante a fala, espirro ou tosse das pessoas com tuberculose ativa (pulmonar ou laríngea), que lançam no ar partículas em forma de aerossóis contendo bacilos.